Dissertação/Tese do PPGREAB
VALIDAÇÃO DA APARÊNCIA DE CADERNETA DE ORIENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO PÓS-ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (COAP- AVC)
ResumoPalavras-chave:
A validação da aparência de uma tecnologia educativa reflete a opinião do público alvo envolvido com o tema, explora o alcance das informações inseridas, avaliando dessa maneira a eficácia da tecnologia proposta. Objetivo: Validar a aparência da Caderneta de Orientação e Acompanhamento Pós-Acidente Vascular Cerebral (COAP-AVC). Metodologia: Trata-se de uma abordagem quanti-qualitativa para validação da aparência da COAP-AVC. Utilizou-se um questionário para validação da aparência de materiais educativos proposto por Senna et al. (2020) e adaptado ao público com AVC. Este questionário foi composto de 13 questões relacionadas com os conteúdos: organização, estilo da escrita, conteúdo, aparência e motivação. A pesquisa foi realizada nos domicílios dos participantes. Para análise de concordância entre os participantes foi utilizado o índice de validação de conteúdo (IVC) acima de 0,90. Para análise da sugestão de cada participante foi realizada a análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Participaram da pesquisa 18 pacientes e 15 cuidadores na Clínica Escola de Fisioterapia de Diamantina e 12 pacientes e 12 cuidadores da Clínica de Fisioterapia de Senador Modestino Gonçalves, considerando a existência de dois estratos a partir dos municípios citados, totalizando 57 sujeitos. Os itens que compõem a COAP-AVC apresentaram a média de concordância geral dos tópicos avaliados de 0,97. A análise qualitativa mostrou que para o público alvo foram necessárias adequações em relação à capa, conteúdo, estrutura e formatação e modificações de imagens. Conclusão: A cartilha COAP-AVC constitui uma forte e robusta ferramenta de auxílio na visão do paciente e cuidador no processo de cuidados pós AVC.
Acidente Vascular Cerebral; Cuidadores; Reabilitação; Educação em Saúde; Estudo de Validação.
AbstractKeywords:
Validating the appearance of an educational technology reflects the opinion of the target audience involved with the topic, explores the information entered, thus evaluating the effectiveness of the proposed technology. Objective: Validate the appearance of the Post-Stroke Guidance and Follow-up Booklet (COAP-Stroke). Methodology: This is a quantitative-qualitative approach to validate the appearance of the Post-Stroke Guidance and Follow-up Booklet (COAP-Stroke). A questionnaire was used to validate the appearance of educational materials proposed by Senna et al. (2020) and adapted to audiences with stroke. This questionnaire was composed with13 questions related to the contents: organization, writing style, content, appearance, and motivation. The research was conducted in the participants’ homes. To analyze agreement between participants, a content validation index (CVI) above 0.90 was used. To analyze each participant’s suggestion, Bardin’s content analysis was performed. Results: 18 patients and 15 caregivers at the Diamantina Physiotherapy School Clinic and 12 patients and 12 caregivers at the Senador Modestino Gonçalves Physiotherapy Clinic participated in the research, considering the existence of two strata from the aforementioned municipalities, totaling 57 subjects. The items that make up the post-stroke evaluation and follow-up booklet (COAP-CVA) presented an average general agreement for the evaluated topics of 0.97. The qualitative analysis showed that adjustments were necessary for the target audience in relation to the cover, content, structure and formatting and image modifications. Conclusion: The COAP-AVC booklet constitutes a strong and robust tool to assist the patient and caregiver in the post-stroke care process.
Stroke; Caregivers; Rehabilitation; Health Education; Validation Study.
Banca de defesa
PresidenteNacionalidade: Brasileira Ver currículo Lattes Ver página pessoal
THAÍS PEIXOTO GAIAD MACHADO
Participante internoNacionalidade: Brasileira Ver currículo Lattes Ver ORCID Ver página pessoal
ANA PAULA SANTOS
Participante externoNacionalidade: Brasileira Ver currículo Lattes Ver página pessoal
LUANA PEREIRA LEITE SCHETINO