Dissertação/Tese O BRINCAR DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES COM 18 A 36 MESES DE IDADE: INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA, AMBIENTE ESCOLAR E CONDIÇÕES DE TRABALHO DAS PROFESSORAS DE CRECHES PÚBLICAS DE DIAMANTINA (MG) - PPGREAB

Dissertações/Teses

Dissertação/Tese do PPGREAB
O BRINCAR DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES COM 18 A 36 MESES DE IDADE: INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA, AMBIENTE ESCOLAR E CONDIÇÕES DE TRABALHO DAS PROFESSORAS DE CRECHES PÚBLICAS DE DIAMANTINA (MG)

Discente de mestrado
ANGÉLICA CARVALHO LEMOS
  • Ver currículo Lattes
  • Ver página pessoal
  • Defesa
  • Data: 01/09/2017
  • Hora: 08:00
  • Local: Auditório do Prédio do Curso de Fisioterapia
  • Ver TCC em PDF
  • Resumo
    Introdução: Na medida em que se reconhece a importância das creches no desenvolvimento integral de crianças até cinco anos de idade, é evidente a preocupação com o impacto do trabalho precário dos professores na garantia da oferta de oportunidades de estimulação das crianças frequentes em creche. Objetivo: Examinar associações entre o comportamento lúdico de crianças de creches públicas e fatores individuais da criança, estímulos do ambiente familiar, ambiente creche e condições de trabalho das professoras que atuavam nas turmas das respectivas crianças. Método: A amostra aleatória e representativa incluiu 131 crianças com faixa etária 18 a 36 meses e 14 professoras, frequentes em seis creches públicas. O brincar foi avaliado pela Escala Lúdica Pré-escolar de Knox- revisada, adaptada culturalmente para o Brasil e nas quatro dimensões: domínio espacial, domínio material, faz-de-conta/jogo simbólico e participação; para as oportunidades de estimulação do ambiente familiar adotou o questionário Affordances in the Home Enviroment for Motor Development (AHEMD); o ambiente creche foi avaliado pela Infant/Toddler Environment Rating Scale – Revised Edition (ITERS-R); ainda de questionário estruturado elaborado exclusivamente para pesquisa para professoras de creche contendo questões sociodemográficas, condições de trabalho e fatores psicossociais do trabalho. A análise multivariada adotou o modelo Generalized Estimating Equations (GEE) com entrada hierárquica das variáveis. Resultados e Discussão: A prevalência de defasagem no comportamento lúdico foi de 18 % (n = 24 crianças) com desvantagens em crianças com idade inferior a 24 meses. O comportamento lúdico apresentou média de 70,3 (desvio padrão [DP]=19,9), a dimensão participação apresentou menor média de 60,4 (desvio padrão [DP=27]. As variáveis faixa etária da criança, escolaridade paterna, escolaridade materna, número de cursos realizados pelas professoras e estresse ocupacional permaneceram associadas ao comportamento lúdico. A associação entre estresse ocupacional e o comportamento lúdico é preocupante, uma vez que a precarização do trabalho docente pode comprometer o brincar de crianças de 18 a 36 meses que frequentam creche. Adequações na organização de trabalho e atuações interdisciplinares entre profissionais da saúde e educação faz-se necessárias.
  • Palavras-chave:
    brincar; pré-escolares; creche; professor; saúde do trabalhador
  • Abstract
    Introduction: As you get to know the importance of kindergartens in full-time education of children up to six years old, it gets evident the concern about the impact of the weak work from the teachers on the assurance of development. Objective: Examine associations between performance of children’s playing in municipal daycare and encouragement in family’s environment, environment in daycare and tutor’s work conditions in educational centers for children in Diamantina. Method: The random and representative sample included 131 children aged 18 to 36 months and 14 female teachers, attending six public day care centers. The play was evaluated by the Knox-Revised Preschool Play Scale, culturally adapted to Brazil and in the four dimensions: spatial domain, material domain, make-believe / symbolic play and participation; for the opportunities of stimulation of the family environment adopted the questionnaire Affordances in the Home Enviroment for Motor Development (AHEMD); the nursery environment was evaluated by the Infant / Toddler Environment Rating Scale - Revised Edition (ITERS-R); yet a structured questionnaire elaborated exclusively for research for daycare teachers containing sociodemographic questions, working conditions and psychosocial factors of work. The multivariate analysis adopted the Generalized Estimating Equations (GEE) model with hierarchical input of the variables. Results and Discussion: The prevalence of gaps in play behavior was 18% (n = 24 children) with disadvantages in children less than 24 months old. The participation rate presented a mean of 60.3 (standard deviation [SD = 27].) The participation rate presented a mean of 60.3 (standard deviation [SD = 27].) The variables age range of the child, paternal schooling, maternal schooling, number of courses performed by teachers and occupational stress remained associated with playful behavior. The association between occupational stress and play behavior is worrisome, since the precariousness of the teaching work can compromise the play of children from 18 to 36 months attending day care. Adequations in the organization of work and interdisciplinary actions among health professionals and education are necessary.
  • Keywords:
    play; pre-school children; day care; teacher; workers’ health
  • Banca de defesa

    Presidente
    MARCUS ALESSANDRO DE ALCÂNTARA
  • Nacionalidade: Brasileira
  • Ver currículo Lattes
  • Ver ORCID
  • Ver página pessoal
  • Participante interno
    ANA CRISTINA RESENDE CAMARGOS
  • Nacionalidade: Brasileira
  • Ver currículo Lattes
  • Ver página pessoal
  • Participante externo
    FABIANA CAETANO MARTINS SILVA E DUTRA
  • Nacionalidade: Brasileira
  • Ver currículo Lattes
  • Ver página pessoal