Dissertação/Tese do PPGREAB
A influência do uso das mídias digitais ativas e passivas no desenvolvimento motor fino e de vocabulário em crianças de 2 a 3 anos de idade: um ensaio clínico randomizado
Discente de mestrado Ver currículo Lattes Ver ORCID Ver página pessoal Data: 12/07/2024 Hora: 13:00 Local: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
Ver TCC em PDF
Lucas Barbosa da Costa
Defesa
ResumoPalavras-chave:
Os primeiros anos de vida de uma criança dizem respeito a um período de extrema importância para o desenvolvimento infantil, uma vez que há intensa maturação cerebral e aquisições de habilidades fundamentais para a funcionalidade da criança. Alguns fatores exercem influência neste processo de aprendizagem, dentre deles, o uso de dispositivo de mídias digitais. Sabe-se que o tempo de tela, a idade de primeiro contato, e o fato de utilizar o dispositivo com supervisão são aspectos que podem influenciar o desenvolvimento infantil. Entretanto, pouco se sabe sobre os efeitos da forma de uso das mídias digitais ativas e passivas em crianças na primeiríssima infância. Esta pesquisa, a partir de um ensaio clínico aleatorizado paralelo [1:1], se propôs a investigar se a utilização das mídias digitais ativas versus passiva influenciam o
esenvolvimento motor fino e de vocabulário receptivo em crianças de 2 a 3 anos de idade, regularmente matriculadas em dois centros municipal de educação infantil em um município brasileiro. Participaram do estudo 70 crianças e seus pais/responsáveis, avaliadas quanto ao esenvolvimento motor fino à partir do teste Bayley- III, considerado padrão-ouro, e quanto ao vocabulário receptivo pelo Teste de Vocabulário Auditivo Usp (TVAud-A33o). A qualidade da creche, do ambiente domiciliar, nível socioeconômico, e informações sobre o hábito do uso das mídias também foram avaliados. Os participantes foram randomizados em dois grupos: Grupo Mídias Ativas (n=35)- crianças utilizaram a mídia de forma ativa (jogos educativos) e Grupo Mídias Passivas (n=35)- crianças utilizaram a mídia de forma passiva (visualização de desenho animado). Ambos os grupos participaram da intervenção durante 30 minutos, três vezes por semana, durante 12 semanas. Para fins estatísticos, foi considerado um nível de significância de 5%. Quanto aos resultados, não houve diferença significativa entre os grupos para os desfechos de desenvolvimento
motor fino e vocabulário receptivo (p>0,05), entretanto, houve diferença estatisticamente significativa intragrupo em ambos os grupos considerando o vocabulário receptivo (p<0,05), e somente no grupo de mídias ativas considerando o desfecho de motricidade fina (p<0,05).
Ambas as formas de uso das mídias foram capazes de promover benefícios para o vocabulário receptivo, e somente a mídia ativa foi capaz de influenciar o desenvolvimento motor fino.
Desenvolvimento infantil; Motor fino; Vocabulário receptivo; Mídias digitais; Ensaio clínico randomizado.
AbstractKeywords:
The first years of a child's life are a period of extreme importance for child development, as there is intense brain maturation and the acquisition of fundamental skills for the child's functionality. Some factors influence this learning process, including the use of digital media
devices. It is known that screen time, age of first contact, and the fact of using the device under supervision are aspects that can influence child development during early childhood. However, little is known about the effects of how active and passive digital media are used on
children in early childhood. This research, based on a parallel randomized clinical trial [1:1], set out to investigate whether the use of active versus passive digital media influences the development of fine motor and receptive vocabulary in children aged 2 to 3 years, regularly
enrolled in two municipal early childhood education centers in a Brazilian municipality. 70 children and their parents/guardians participated in the study, assessed for fine motor development using the Bayley-III test, considered the gold standard, and receptive vocabulary
was assessed using the Usp Auditory Vocabulary Test (TVAud-A33o). The quality of the daycare, the home environment, socioeconomic level, and information about media use habits were evaluated by researchers involved in the study. Children were randomized into two groups: Active Media Group (n=35): children used media actively (educational games) and Passive Media Group (n=35): children used media passively (viewing cartoons ). Both groups participated in the intervention for 30 minutes, three times a week, for 12 weeks. For statistical purposes, a significance level of 5% was considered. There was no significant difference between the groups for the outcomes of fine motor development and receptive vocabulary (p>0.05), however, there was a statistically significant intragroup difference in both groups considering receptive vocabulary (p<0.05), and only in the active media group considering the fine motor outcome (p<0.05). Both forms of media use were able to promote benefits for receptive vocabulary, and only active media was able to influence fine motor development.
Child development; Fine motor; Receptive vocabulary; Digital media; Randomized clinical trial.
Banca de defesa
PresidenteNacionalidade: Brasileira Ver currículo Lattes Ver ORCID Ver página pessoal
JULIANA NUNES SANTOS
Participante internoNacionalidade: Brasileira Ver currículo Lattes Ver ORCID Ver página pessoal
HENRIQUE SILVEIRA COSTA
Participante internoNacionalidade: Brasileira Ver currículo Lattes Ver ORCID Ver página pessoal
ROSANE LUZIA DE SOUZA MORAIS
Participante externoNacionalidade: Brasileira
Sandra S R