Dissertação/Tese do PPGREAB
MODO DE UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS E SEUS EFEITOS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA: um ensaio clínico randomizado aleatorizado
Discente de mestradoData: 12/07/2024 Hora: 15:30 Local: Auditório do Prédio de Fisioterapia - UFVJM
Ver TCC em PDF
Mylena F R L
Defesa
ResumoPalavras-chave:
As mídias digitais vêm se tornando cada vez mais presentes na vida de crianças mais novas, principalmente na primeira infância, tornando-se um passatempo comum e uma rica fonte de estímulos visuais e auditivos. Sabe-se que o desenvolvimento infantil sofre mudanças de acordo com o meio que o indivíduo está inserido, podendo esse ambiente facilitar ou não, a aquisição de novos aprendizados, de acordo com os estímulos que são ofertados. As mídias digitais consistem em estímulos por meio digital, permitindo ao usuário interagir com o conteúdo que está sendo reproduzido, geralmente por meio de uma tela sensível ao toque. Com o objetivo de investigar o efeito das mídias digitais no desenvolvimento infantil, foi realizado o primeiro ensaio clínico randomizado em crianças na primeiríssima infância de um município do Vale do Jequitinhonha, mais especificamente, o desenvolvimento no domínio cognitivo. A população alvo frequentava dois Centros Municipais de Educação Infantil deste município. O presente trabalho trata-se de uma dissertação de mestrado, apresentado ao Programa de Pós-graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional, pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Além dos aspectos relacionados ao desenvolvimento infantil, foram investigados o uso das mídias pelas crianças e suas famílias, os possíveis fatores biológicos e sociais relacionadas a esta população, além dos fatores que possivelmente poderiam influenciar no desenvolvimento infantil e consequentemente, alterar os achados da nossa pesquisa, como a qualidade do ambiente domiciliar e da escola que as crianças frequentavam. Esse manuscrito dá sequência aos de trabalhos anteriores realizados
pelo grupo de pesquisa em questão, que investigaram, por meio de estudos epidemiológicos e revisões sistemáticas, o uso das mídias digitais móveis em crianças na primeira infância.Através deste trabalho, foi possível vivenciar as etapas metodológicas de um ensaio clínico, a periodicidade e responsabilidade em realizar uma coleta de dados, vivenciar a rica experiência em se construir um protocolo de intervenção, aplicá-lo em um estudo piloto e finalmente, realizar um ensaio clínico randomizado e aleatorizado com a realização de intervenções baseadas em mídias ativas e passivas no ambiente educacional por um período de 12 semanas com avaliações cegadas e busca ativa dos pais para monitoramento de diversos fatores relacionados ao desenvolvimento da criança.
Desenvolvimento Infantil; Função Cognitiva; Tablet.
AbstractKeywords:
Digital media have become increasingly present in the lives of younger children, especially in early childhood, becoming a common pastime and a rich source of visual and auditory stimuli. It is known that child development undergoes changes according to the environment in which
the individual is inserted, and this environment may or may not facilitate the acquisition of new learning, according to the stimuli that are offered. Digital media consist of digital stimuli, allowing the user to interact with the content being reproduced, generally through a touch
screen. With the aim of investigating the effect of digital media on child development, the first planned clinical trial was carried out on children in early childhood in a municipality in Vale do Jequitinhonha, more specifically, development in the cognitive domain. The target population attended two Municipal Early Childhood Education Centers in this municipality. This work is a master's thesis, presented to the Postgraduate Program in Rehabilitation and Functional Performance, by the Federal University of Vales do Jequitinhonha and Mucuri. In addition to
aspects related to child development, the use of media among children and their families, possible biological and social factors related to this population, as well as factors that could possibly affect child development and, consequently, alter the findings of our study were
investigated. search. , such as the quality of the home environment and the school that the children attended. This manuscript continues previous work carried out by the research group in question, which investigated, through epidemiological studies and systematic reviews, the
use of mobile digital media in children in early childhood. Throughout this work, it was possible to experience the methodological stages of a clinical trial, the periodicity and responsibility in carrying out data collection, experience a rich experience in building an intervention protocol, applying it in a pilot study and finally, carry out a planned and randomized clinical trial with interventions based on active and passive media in the educational environment for a period of 12 weeks with blinded assessments and active search for parents to monitor various factors related to the child's development.
Child Development; Cognition; Tablets.
Banca de defesa
PresidenteNacionalidade: Brasileira Ver currículo Lattes Ver ORCID Ver página pessoal
JULIANA NUNES SANTOS
Participante internoNacionalidade: Brasileira Ver currículo Lattes Ver ORCID Ver página pessoal
MURILO XAVIER OLIVEIRA
Participante internoNacionalidade: Brasileira Ver currículo Lattes Ver ORCID Ver página pessoal
ROSANE LUZIA DE SOUZA MORAIS
Participante externoNacionalidade: Brasileira Ver currículo Lattes Ver página pessoal
HÉRCULES RIBEIRO LEITE