Disciplina SSA780 - ARTES DA CURA - PPGSaSA

Estrutura curricular

Disciplina do PPGSaSA
SSA780 - ARTES DA CURA

  • Disciplina não obrigatória
  • Início: 01/04/2023
  • Nível: Mestrado
  • Créditos: 4 (Créditos computáveis)
  • Períodos de oferta: 2
  • Ementa
  • Participação de mestres da tradição e seus respectivos aprendizes, de modo que os saberes de comunidades tradicionais possam ser refletidos e transmitidos por seus principais representantes, Protagonismo e diálogo pluri epstêmico entre saberes tradicionais e saberes científicos. Saberes e técnicas de cura. Saberes ancestrais. O parto como acolhimento da vida. Plantas medicinais. Território e saúde indígena.
  • Bibliografia
  • 1. BRASIL. Conselho Nacional de Educação/ Conselho Pleno. Resolução 02/2015. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, 2015.
    2. CARVALHO, José J. “Por um mundo Pluriepistêmico: as quatro dimensões do Encontro de Saberes”. Cadernos de Inclusão (no prelo).
    3. CARVALHO, José J.; ÁGUAS, Carla L. P. Encontro de Saberes: um desafio teórico, político e epistemológico. Teresa Cunha & Boaventura Santos (orgs.), Colóquio Internacional Epistemologias do Sul: Aprendizagens Globais Sul-Sul, Sul- Norte e Norte-Sul - Atas, Coimbra: Centro de Estudos Sociais, pp.1017-1027, 2015.
    4. CARVALHO, José J.; FLÓREZ, Juliana F. Encuentro de Saberes: proyecto para decolonizar el conocimiento universitário eurocêntrico, Nómadas, n. 41, p.131-147, 2014.
    5. CARTA DAS CULTURAS POPULARES. Disponível em: http://culturadigital.br/setorialculturaspopulares/files/2010/02/2005-CARTA-DAS-CULTURAS-POPULARES-DE-BRASILIA-SID.pdf
    6. DECRETO Nº 6.177, DE 1º DE AGOSTO DE 2007. Promulga a Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, assinada em Paris, em 20 de outubro de 2005. Diário Oficial da União - Seção 1 - 2/8/2007, Página 3.
    7. INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR E NA PESQUISA (INCTI/UNB/CNPq). Encontro de Saberes: bases para um diálogo interepstêmico. Brasília, 2005.
    8. LEI 11.645/2008, que alterou a LEI 10.639/2003 e que obriga o ensino da Cultura Afrobrasileira e da História da África e o ensino das Culturas Indígenas no ensino básico.
    9. GRANDI, T. S. M. Tratado de Plantas Medicinais mineiras, nativas e cultiváveis. Belo Horizonte: Adaequatio Estúdio, 1ed, 2014. 1204 p.
    10. GREINER, Cristine. Os novos estudos do corpo para repensar metodologias de pesquisa. In: Do Corpo: Ciências e artes. Revista do Centro de Ciências da Saúde – CECS Universidade de Caxias do Sul, v.1, n.1, p. 1-11, ju./dez. 2011. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/docorpo/article/view/1304/929
    11. GUIMARÃES et al. Por uma universidade pluriepstêmica: a inclusão de disciplinas ministradas por mestres dos saberes tradicionais e populares na UFMG. Tessituras, Pelotas, v. 4, n. 2, p. 179-201, jul./dez. 2016.
    12. HILDEBRAND, M. V. Cosmovisão e Conceito de Doença entre os Ufainas. Terra Indígena, v.8, n. 53, p. 6-24, 1988.
    13. LANGDON, E. J. M. Introdução: Xamamismo – velhas e novas perpesctivas. In: LANGDON, E. J. M. Xamanismo no Brasil: novas perspectivas.  Florianópolis, Editora da UFSC: 1996. p.9-38.
    14. LUZ, M. T.; Cultura Contemporânea e Medicinas Alternativas: Novos Paradigmas em Saúde no Fim do Século XX. PHYSIS: Revista Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, n.15, p.145- 176, 2005.
    15. MIRANDA, C. A. C. A arte de curar nos tempos da colônia: limites e espaços da cura. Recife: Ed. Universitária da UFPE,3a. ed. 2017. 528 p.
    16. MOTA, R. S.; DIAS, H. M. Quilombolas e recursos florestais medicinais no sul da Bahia, Brasil. Interações, v. 13, n. 2, p. 151-159, jul./dez. 2012.