Dissertação/Tese ESTRESSE NO TRABALHO RELACIONADO AO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E CARACTERÍSTICAS HARDINESS - PPGSaSA

Dissertações/Teses

Dissertação/Tese do PPGSaSA
ESTRESSE NO TRABALHO RELACIONADO AO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E CARACTERÍSTICAS HARDINESS

Discente de mestrado
ANA P D O N A
Defesa
  • Data: 13/03/2020
  • Hora: 08:00
  • Local: ufvjm
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  • Resumo
    A imagem do docente sofreu importantes transformações ao longo do tempo e isso proporcionou uma redefinição de sua função em relação às mudanças que influenciam seu exercício. Ao passo que acontece a desconstrução da sua imagem social. O docente passa a lidar com a profissão provida de um sentimento de renúncia e de desilusão. Assim, o trabalho docente pode ser gerador de fatores estressantes, quando não possibilita a realização das metas vitais que o indivíduo extrai de todos os aspectos de sua vida pessoal o que pode gerar o adoecimento o que evidencia a necessidade de estudos que apontam vivências relacionadas ao trabalho, com repercussões adversas, especialmente identificadas em profissionais docentes que atuam em ensino superior, cujo ambiente de trabalho indica fatores físicos, biológicos e emocionais nocivos ao organismo, exigindo desse trabalhador que desenvolva habilidades psicocognitivas e motoras que lhe possibilitam enfrentar as situações adversas de trabalho. Dentre essas habilidades destacam-se as pesquisas sobre Hardiness, definidas pela presença de características que possibilitam resistência aos estressores, ou seja, o desenvolvimento da personalidade Hardiness é considerado um fator de proteção, o qual promove a saúde física e mental, de maneira que docentes com personalidade Hardiness apresentam baixo estresse e se opõem a sintomas depressivos e à ocorrência de Burnout. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar os fatores determinantes de estresse e as características Hardiness em docentes atuantes em cursos da saúde na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri do Campus JK da cidade de Diamantina/Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa epidemiológica, descritiva, transversal de abordagem quantitativa que foi realizada no âmbito da UFVJM Campus JK e contou com a participação de 88 docentes dentre os 153 docentes dos cursos da saúde, previstos para esse estudo. A coleta de dados, ocorreu por meio de três instrumentos autoaplicáveis: um formulário contendo questões sociodemográficas e profissionais, a Escala de Estresse no Trabalho (EET) e a Escala Hardiness. A coleta de dados foi realizada durante o mês de junho a dezembro de 2019 e os dados foram tabulados por meio do programa estatístico, o aplicativo Statistical Package Social Science, versão 20.0. Realizaram-se análises descritivas das variáveis, com a apresentação de frequências absolutas (n) e relativas (%). O estudo atende à Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Pesquisa (CNP) e foi aprovado pelo parecer consubstanciado Nº 3.342.672 de 23 de maio de 2019. A partir da análise dos dados, foi possível demonstrar que os docentes pesquisados são jovens com média de idade de 46 anos. A maioria são casados e formados há mais de 05 anos, com titulação de doutorado, são efetivos e trabalham em regime integral. Foi observado um predomínio de baixo nível de estresse nos docentes universitários e um Hardiness moderado/alto. Conclui-se que os docentes pesquisados apresentaram alta/moderada personalidade Hardiness, podendo assim, apresentar um menor risco de desgaste no trabalho e por consequência, aumento dos sentimentos de realização profissional. Por essa razão, sugere-se a continuidade do estudo com os docentes, considerando que parecem lidar bem com as situações do ambiente de trabalho a partir de enfrentamentos efetivos aos estressores.
  • Palavras-chave:
    Docente; Estresse ocupacional; Resiliência Pisicológica; Saúde do trabalhador.
  • Abstract
    The teacher's image has undergone important changes over time and this has provided a redefinition of his role in relation to the changes that influence his exercise. While the deconstruction of its social image takes place. The teacher starts to deal with the profession with a sense of resignation and disappointment. Thus, teaching work can generate stressful factors, when it does not enable the achievement of vital goals that the individual extracts from all aspects of his personal life, which can generate illness, which evidences the need for studies that point to experiences related to the work, with adverse repercussions, especially identified in teaching professionals who work in higher education, whose work environment indicates physical, biological and emotional factors harmful to the body, requiring this worker to develop psychocognitive and motor skills that enable him to face adverse work situations . Among these skills, research on Hardiness stands out, defined by the presence of characteristics that enable resistance to stressors, that is, the development of personality Hardiness is considered a protective factor, which promotes physical and mental health, so that teachers with Hardiness personality present low stress and are opposed to depressive symptoms and the occurrence of Burnout. This research aims to evaluate the determinants of stress and the Hardiness characteristics of professors working in health courses at the Federal University of Vales do Jequitinhonha and Mucuri at the JK Campus in the city of Diamantina / Minas Gerais. This is an epidemiological, descriptive, cross-sectional study with a quantitative approach that was carried out within the scope of UFVJM-Campus JK and included the participation of 88 professors among the 153 professors of health courses, foreseen for this study. Data collection took place through three self-applicable instruments: a form containing sociodemographic and professional issues, the Stress at Work Scale (TSE) and the Hardiness Scale. Data collection was carried out from June to December 2019 and data were tabulated using the statistical program, the Statistical Package Social Science application, version 20.0. Descriptive analyzes of the variables were performed, with the presentation of absolute (n) and relative (%) frequencies. The study complies with Resolution 466/12 of the National Research Council (CNP) and was approved by the substantiated opinion No. 3,342,672 of May 23, 2019. From the analysis of the data, it was possible to demonstrate that the teachers surveyed are young people with average age of 46 years. Most are married and graduated for more than 05 years, with a doctorate degree, are effective and work full time. There was a predominance of low stress levels in university professors and moderate / high hardiness. It is concluded that the teachers surveyed had high / moderate personality Hardiness, thus being able to present a lower risk of wear at work and, consequently, increased feelings of professional accomplishment. For this reason, it is suggested to continue the study with teachers, considering that they seem to deal well with situations in the work environment from effective coping with stressors.
  • Keywords:
    Teacher; Occupational stress; Psychological resilience; Worker's health
  • Banca de defesa

    Presidente
    Ana C P D
  • Nacionalidade: Brasileira
  • Participante interno
    Agnes M G M
  • Nacionalidade: Brasileira
  • Participante interno
    Rosana Passos Cambraia
  • Nacionalidade: Brasileira
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