Dissertação/Tese do PPGSaSA
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS SERVIDORES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
ResumoPalavras-chave:
A partir do fim do século XX, muito se tem discutido sobre a qualidade de vida do trabalhador, em face a sua saúde, que tem sido comprometida negativamente ao longo dos anos, em virtude da cobrança pela produtividade no trabalho. Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de vida no trabalho (QVT) dos Técnicos-administrativos em educação (TAE) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, do campus de Diamantina/MG. Para tanto foi aplicado um questionário de QVT a 86 servidores que se dispuserem a participar da pesquisa que teve um caráter quantitativo e também qualitativo, sendo um estudo exploratório-descritivo. Foram avaliadas oito dimensões onde em apenas duas delas, “Integração social” e “Utilização da capacidade humana”, não houve comprometimento da QVT e na dimensão “Compensação justa e adequada” foi onde encontrou-se o maior nível de insatisfação por parte destes TAE. Apesar de não ser possível a intervenção da instituição na dimensão mais crítica, em virtude do plano de carreira dos TAE ser estabelecido por lei federal, em todas as outras dimensões foi possível observar aspectos que podem ser abordados pela gestão da universidade em busca da promoção da QVT.
Qualidade de vida no trabalho; Serviço público; Gestão de pessoas; Instituição de Ensino Superior; Saúde do trabalhador
AbstractKeywords:
By the end of the 20th century, the quality of life of workers has been much discussed, in terms of health. The health has been negatively compromised over the years due to the demand for productivity at work. The aim of this study was to evaluate the perception of quality of life at work (QWL) of Administrative Technicians in Education (ATE) of Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, working in the Deanships of the campus of Diamantina, in Minas Gerais, Brazil. A quantitative, descriptive and exporatory research was conducted, using QWL questionnaires with an intentional sample consisting of 86 public agents who agreed to participate of the study. Data revealed that of the eight dimensions evaluated, only in two (“Social integration” and “Use of human capacities”) there were no compromise of QWL. Also, in the dimension “Adequate and fair compensation” the highest level of dissatisfaction was found. In spite of not being possible for the Institution to intervene in the most critical dimension, due to the TAE career plan being established by federal law, in all other dimensions it was possible to observe aspects that can be approached by the university management seeking for QVT promotion.
Quality of life; Public service; People management; Higher Education Institution; Occupational Health
Banca de defesa
PresidenteNacionalidade: Brasileira Ver currículo Lattes Ver ORCID Ver página pessoal
HARRIMAN ALEY DE MORAIS
Participante internoNacionalidade: Brasileira
Ana C P D