Dissertação/Tese REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO EM MULTIMEIOS DIDÁTICOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE: transformação da atuação profissional e qualidade de vida - PPGSaSA

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Dissertação/Tese do PPGSaSA
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO EM MULTIMEIOS DIDÁTICOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE: transformação da atuação profissional e qualidade de vida

Discente de mestrado
AMANDA S M
Defesa
  • Data: 21/09/2018
  • Hora: 08:00
  • Local: UFVJM
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  • Resumo
    Este estudo objetivou analisar a representação social que os profissionais da educação têm sobre sua identidade profissional, após a formação em serviço no Curso Técnico em Multimeios Didáticos, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais no Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário), bem como compreender o processo de construção identitária como estrutura de empoderamento e ainda averiguar a percepção de melhoria da qualidade laboral e de vida com o processo de capacitação. Trata-se de uma investigação do tipo exploratória, descritiva, de abordagem qualitativa e quantitativa, com o emprego da ferramenta de investigação de levantamento documental. Para a análise qualitativa utilizou-se a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo à luz da teoria das representações sociais, e para a análise quantitativa recorreu-se à estatística descritiva. A amostra compôs-se por 110 memoriais escritos por egressos do Curso Técnico em Multimeios Didáticos e, após aplicados os critérios de exclusão, chegou-se a 44 memoriais. A análise e interpretação dos dados coletados revelaram que os estudantes destacam a relevância do programa para sua construção identitária como educadores, identificando mudanças profissionais e de vida pela reconstrução de suas ações. Reconhecem, ainda, a qualificação como promotora da qualidade laboral e de vida, oportunizando novas práticas coletivas. Os resultados indicam que alcançou-se os princípios norteadores do programa. Cabe ressaltar, porém, que permanece a demanda por políticas públicas permanentes voltadas à valorização do trabalho desses profissionais da educação
  • Palavras-chave:
    Discurso do Sujeito Coletivo; Profuncionário; Representação Social.
  • Abstract
    This study aimed to analyze the social representation that education professionals have about their professional identity, after in-service training in the Technical Course in Didactic Multimedia offered by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Northern Minas Gerais in the Initial Training Program in Service of the Basic Education Professionals of Public Teaching Systems (Profuncionário), as well as to understand the process of identity construction as a structure of empowerment and also to explore the perception of improvement of work and life quality with the training process. It is an exploratory, descriptive, qualitative and quantitative research, with the use of the documentary survey research tool. For the qualitative analysis, the Collective Subject Discourse methodology was used in the light of the theory of social representations, and for the quantitative analysis we used descriptive statistics. The sample consisted of 110 memorials written by former students of the Technical Course in Didactic Multimedia and, after applying the exclusion criteria, there were 44 memorials. The analysis and interpretation of the collected data revealed that students highlight the relevance of the program to their identity construction as educators, identifying professional and life changes for the reconstruction of their actions. They also recognize the qualification as a promoter of the work and life quality, offering new collective practices. The results indicate that the guiding principles of the program have been achieved. It should be noted, however, that the demand for permanent public policies aimed at valuing the work of these education professionals remains.
  • Keywords:
    Discourse of the Collective Subject; Profuncionário; Social Representation
  • Banca de defesa

    Presidente
    Ana C P D
  • Nacionalidade: Brasileira
  • Participante interno
    Rosana Passos Cambraia
  • Nacionalidade: Brasileira
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  • Participante externo
    Ramony M d S R O
  • Nacionalidade: Brasileira