Dissertação/Tese do PPGSaSA
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO EM MULTIMEIOS DIDÁTICOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE: transformação da atuação profissional e qualidade de vida
ResumoPalavras-chave:
Este estudo objetivou analisar a representação social que os profissionais da educação têm
sobre sua identidade profissional, após a formação em serviço no Curso Técnico em
Multimeios Didáticos, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Norte de Minas Gerais no Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da
Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário), bem como compreender o
processo de construção identitária como estrutura de empoderamento e ainda averiguar a
percepção de melhoria da qualidade laboral e de vida com o processo de capacitação. Trata-se
de uma investigação do tipo exploratória, descritiva, de abordagem qualitativa e quantitativa,
com o emprego da ferramenta de investigação de levantamento documental. Para a análise
qualitativa utilizou-se a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo à luz da teoria das
representações sociais, e para a análise quantitativa recorreu-se à estatística descritiva. A
amostra compôs-se por 110 memoriais escritos por egressos do Curso Técnico em Multimeios
Didáticos e, após aplicados os critérios de exclusão, chegou-se a 44 memoriais. A análise e
interpretação dos dados coletados revelaram que os estudantes destacam a relevância do
programa para sua construção identitária como educadores, identificando mudanças
profissionais e de vida pela reconstrução de suas ações. Reconhecem, ainda, a qualificação
como promotora da qualidade laboral e de vida, oportunizando novas práticas coletivas. Os
resultados indicam que alcançou-se os princípios norteadores do programa. Cabe ressaltar,
porém, que permanece a demanda por políticas públicas permanentes voltadas à valorização
do trabalho desses profissionais da educação
Discurso do Sujeito Coletivo; Profuncionário; Representação Social.
AbstractKeywords:
This study aimed to analyze the social representation that education professionals have about
their professional identity, after in-service training in the Technical Course in Didactic
Multimedia offered by the Federal Institute of Education, Science and Technology of
Northern Minas Gerais in the Initial Training Program in Service of the Basic Education
Professionals of Public Teaching Systems (Profuncionário), as well as to understand the
process of identity construction as a structure of empowerment and also to explore the
perception of improvement of work and life quality with the training process. It is an
exploratory, descriptive, qualitative and quantitative research, with the use of the documentary
survey research tool. For the qualitative analysis, the Collective Subject Discourse
methodology was used in the light of the theory of social representations, and for the
quantitative analysis we used descriptive statistics. The sample consisted of 110 memorials
written by former students of the Technical Course in Didactic Multimedia and, after applying
the exclusion criteria, there were 44 memorials. The analysis and interpretation of the
collected data revealed that students highlight the relevance of the program to their identity
construction as educators, identifying professional and life changes for the reconstruction of
their actions. They also recognize the qualification as a promoter of the work and life quality,
offering new collective practices. The results indicate that the guiding principles of the
program have been achieved. It should be noted, however, that the demand for permanent
public policies aimed at valuing the work of these education professionals remains.
Discourse of the Collective Subject; Profuncionário; Social Representation
Banca de defesa
PresidenteNacionalidade: Brasileira
Ana C P D
Participante internoNacionalidade: Brasileira Ver currículo Lattes Ver ORCID Ver página pessoal
Rosana Passos Cambraia
Participante externoNacionalidade: Brasileira
Ramony M d S R O