Dissertação/Tese Análise de atendimento do Ser Surdo nos serviços de saúde pública de um município Polo no Alto Vale do Jequitinhonha: Uma proposta de intervenção - PPGSaSA

Dissertações/Teses

Dissertação/Tese do PPGSaSA
Análise de atendimento do Ser Surdo nos serviços de saúde pública de um município Polo no Alto Vale do Jequitinhonha: Uma proposta de intervenção

Discente de mestrado
Adriane d P V
Defesa
  • Data: 02/07/2021
  • Hora: 14:00
  • Local: GSuite UFVJM
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  • Resumo
    A Atenção Primária em Saúde (APS) no Brasil tornou-se referência fundamental para as reformas sanitárias ocorridas com a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) na década de 1980, com o intuito de garantir assistência integral que transcenda a prática curativista. No entanto o modelo de formação da equipe multiprofissional, ainda reverbera práticas fragmentadas e desarticuladas que confrontam com os princípios da universalidade e integralidade do atendimento na promoção da saúde. Nesta ambiência de discordância a comunicação é fator que socializa os saberes durante o acolhimento e humaniza o atendimento em uma lógica de corresponsabilidade na interferência das vulnerabilidades no processo saúde/doença. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar o atendimento do Ser Surdo nos serviços de saúde pública de um município Polo no Alto Vale do Jequitinhonha (Minas Gerais, Brasil), para a proposição de condições de interação humanizada de acordo as especificidades desse público com a equipe assistencial, conforme preconiza os princípios e diretrizes do (SUS). Esta pesquisa caracterizou-se como qualitativa e foram envolvidos na amostra de conveniência quarenta indivíduos, vinte e nove profissionais da saúde (médicos, enfermeiros e agentes de saúde) atuantes nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) e onze surdos cadastrados nesses serviços públicos. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas individuais, posteriormente foram transcritas na íntegra, tratadas, interpretadas e analisadas. No que se referem ao perfil dos inexistente, para as práticas de atendimento universal e de acolhimento humanizado do Ser Surdo nos serviços de saúde. Os resultados para a formação continuada apontaram apenas três profissionais habilitados nos aspectos da diferença linguística e cultural para o atendimento dessa população nos serviços primários de saúde do município Polo. Os resultados encontrados para o atendimento dos pacientes surdos demonstraram práticas descontetualizadas e inversa ao entendimento dessa população, esses resultantes destituem sua autonomia nos serviços individuais e coletivos dentro do escolpo da APS. Outros resultados encontrados são referentes aos temas analíticos que evidenciaram variáveis dificultadoras para a continuidade comunicacional, devido à ausência de orientação qualificada para o atendimento das necessidades culturais e linguísticas do Ser Surdo. Enquanto os subtemas resultam possibilidades de ampliação do conhecimento para a sustentabilidade comunicacional entre surdos e ouvintes durante a formação acadêmica e nas práticas assistencialistas. Conclui-se, portanto, que o desconhecimento da Língua Brasileira de Sinais pelos profissionais de saúde afeta o direito a diferença e descaracteriza ações de saúde, além de impedir a inclusão que assegura o acesso e a continuidade do tratamento integral do Ser Surdo. Para tanto, foi proposto plano de ação que identifica os nós críticos e as possibilidades de atuação dentro dos nossos espaços de governabilidade com seus respectivos recursos necessários e críticos para a intervenção.
  • Palavras-chave:
    Perda auditiva
  • Abstract
    The Primary Health Care in Brazil became a fundamental reference for the sanitary reforms aim of guaranteeing comprehensive care that transcends the curative practice. However, the multidisciplinary team training model still reverberates fragmented and disjointed practices that confront the principles of universality and comprehensive care in health promotion. In this atmosphere of disagreement, communication is a factor that socializes knowledge during the reception and humanizes care in a logic of co-responsibility in theinterference of vulnerabilities in the health/disease process. The present work had as general objective to analyze the attendance of the Deaf Being in the public health services of a municipality in the Alto Vale do Jequitinhonha (Minas Gerais, Brazil), for the proposition of conditions of humanized interaction, according to the specificities of this public with the care team, as recommended by the principles and guidelines of the Unified Health System. This research was characterized as qualitative and forty individuals were involved in the convenience sample, with twenty-nine health professionals (doctors, nurses and health agents) working in the Strategies Family Health and eleven Deaf People registered in these public services. Data collection took place through individual semi-structured interviews, which were later transcribed in full, treated, interpreted and analyzed. With regard to the profile of health professionals, the results showed that their initial training is insufficient or non-existent for the practices of care, universality and humanized care for the Deaf in public service. The results for continuing education indicated only three professionals qualified in the aspects of linguistic and cultural difference to care for this population in primary health services in the city of Polo. There is a professional with theoretical training, another with theoretical and technical training and the other professional with informal training, which makes it feasible to serve this public, when these professionals are present in the two health units of which they take part of the team. The results found for o attendance two patients deaf demonstraram práticas descontextualizados in inversa to understanding of that population, those resultantes destituem your autonomy we services individuais and coletivos inside of escopo gives Warning primary in Cheers (APS). Other results found refer to the analytical themes that evidenced difficult variables for the continuity of communication, due to the lack of qualified guidance to meet the cultural and linguistic needs of the Deaf. While the sub-themes result in possibilities of expanding knowledge for communicational sustainability between deaf and hearing people during academic training and in assistencialist practices. It is concluded, therefore, that the lack of knowledge of Brazilian Sign Language by health professionals affects and mischaracterizes health actions, in addition to preventing the inclusion that ensures access to and continuity of comprehensive treatment for the Deaf. Therefore, an action plan was proposed that identifies the critical nodes and the possibilities of action within our governance spaces with their respective necessary and critical resources for intervention.
  • Keywords:
    Hearing Loss
  • Banca de defesa

    Presidente
    Rosana Passos Cambraia
  • Nacionalidade: Brasileira
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  • Participante interno
    Ana C P D
  • Nacionalidade: Brasileira
  • Participante interno
    MARIVALDO APARECIDO DE CARVALHO
  • Nacionalidade: Brasileira
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  • Participante interno
    Paulo Celso Prado Telles Filho
  • Nacionalidade: Brasileira
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  • Participante externo
    Assis d C P J
  • Nacionalidade: Brasileira
  • Participante externo
    TELMA G D A C R
  • Nacionalidade: Brasileira