Dissertação/Tese RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA NOS CURSOS DA SAÚDE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI - PPGSaSA

Dissertações/Teses

Dissertação/Tese do PPGSaSA
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA NOS CURSOS DA SAÚDE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

Discente de mestrado
Leila A S
Defesa
  • Data: 16/12/2022
  • Hora: 14:00
  • Local: Laboratorio Sociologia, DCB/FCBS/UFVJM. Campus JK Diamantina.
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  • Resumo
    O estudo a seguir trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem o objetivo de investigar a inserção das temáticas Relações Étnico-raciais e Saúde da População Negra, nos cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, campus de Diamantina/MG. Este tema integra as políticas de ações do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, em atendimento à Política Nacional Integral de Saúde da População Negra e das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação das Relações Étnico-raciais. A metodologia utilizada baseia-se em um estudo documental alinhada à pesquisa de campo integrada a uma visão exploratória e qualitativa dos dados, alinhada a uma pesquisa de campo. Foram investigadas temáticas relacionadas aos conteúdos nos Projetos Pedagógicos e nas unidades curriculares (disciplinas) disponíveis nas estruturas curriculares (matriz curricular), associada a uma pesquisa de campo que tem como sujeitos da pesquisa, os estudantes dos cursos da saúde selecionados. Contudo, a existência de políticas específicas sobre as Relações Étnico-raciais e a Saúde da População Negra não garantem que estes conhecimentos estejam sendo reconhecidos e priorizados nos cursos da área da Saúde. Os resultados da pesquisa revelaram como as temáticas pesquisadas são trabalhadas e abordadas dentro dos cursos da área da saúde. Ao desenvolver a pesquisa, buscou-se articular os referenciais teóricos e bibliográficos e dados de pesquisas sobre a saúde, que afirmaram que os profissionais da saúde precisam ser preparados para lidar com as situações e realidades de diferenças, de desigualdades e de vulnerabilidades de indivíduos em contextos diversos da sua totalidade. A pesquisa destaca a necessidade de estabelecer práticas educativas na área da saúde e que promovam uma formação antirracista que busquem o bem-estar social e melhorar a qualidade de vida deste grupo populacional.
  • Palavras-chave:
    Formação em Saúde. Racismo. Relações Étnico-raciais. Política Nacional Integral de Saúde da População Negra.
  • Abstract
    The following study is a qualitative research, which aims to investigate the insertion of the theme Ethnic-Racial Relations and Health of the Black Population in undergraduate courses in Nursing, Pharmacy, Physiotherapy, Medicine, Nutrition and Dentistry at the Federal University from the Jequitinhonha and Mucuri Valleys, Diamantina/MG campus. This theme is part of the action policies of the Ministry of Health and the Ministry of Education, in compliance with the Comprehensive National Health Policy for the Black Population and the National Curriculum Guidelines for Education on Ethnic-Racial Relations. The methodology used is based on a documentary study aligned with field research integrated with an exploratory and qualitative view of the data, aligned with field research. Themes related to the contents of the Pedagogical Projects and the curricular units (disciplines) available in the curricular structures (curricular matrix) were investigated, associated with a field research that has as research subjects, the students of the selected health courses. However, the existence of specific policies on Ethnic-racial Relations and the Health of the Black Population do not guarantee that this knowledge is being recognized and prioritized in courses in the area of Health. The survey results reveal how the researched themes are worked on and addressed within courses in the health area. When developing the research, we sought to articulate theoretical and bibliographical references and research data on health, which affirm that health professionals need to be prepared to deal with situations and realities of differences, inequalities and vulnerabilities of individuals in different contexts of the its entirety. The research highlights the need to establish educational practices in the health area that promote anti-racist training that seeks social well-being and improves the quality of life of this population group.
  • Keywords:
    Training in Health. Racism. Ethnic-Racial Relations. Health of the Black Population.
  • Banca de defesa

    Presidente
    Sílvia R P
  • Nacionalidade: Brasileira
  • Participante externo
    Ana F A d F
  • Nacionalidade: Brasileira
  • Participante externo
    ANA PAULA NOGUEIRA NUNES
  • Nacionalidade: Brasileira
  • Ver currículo Lattes
  • Ver página pessoal
  • Participante externo
    Juliano G P
  • Nacionalidade: Brasileira
  • Participante externo
    PAULA C S
  • Nacionalidade: Brasileira