Dissertação/Tese Ações de assistência estudantil em saúde mental frente ao sofrimento psíquico em graduandos nas Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras - PPGSaSA

Dissertações/Teses

Dissertação/Tese do PPGSaSA
Ações de assistência estudantil em saúde mental frente ao sofrimento psíquico em graduandos nas Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras

Discente de mestrado
Vagner C d A
Defesa
  • Data: 14/08/2020
  • Hora: 14:00
  • Local: UFVJM campus JK Diamantina MG
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  • Resumo
    Este estudo buscou compreender as ações de assistência em saúde mental no cenário de sofrimento psíquico dos discentes de graduação de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras. Trata-se de um estudo quantitativo, de caráter descritivo, fundamentado em pesquisas bibliográfica e documental. Quanto à população, participaram do estudo as IFES abrangidas pela V Pesquisa Nacional do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Graduandos das IFES realizada em 2018 pela Associação Nacional dos Dirigentes das IFES, que revelou que 83,5% dos graduandos apresentam alguma dificuldade emocional que interfere diretamente no seu desempenho acadêmico. Ansiedade, desânimo e desmotivação lideram os sintomas do sofrimento psíquico e, mais preocupante, foram a ideação de morte e pensamento suicida que atingem 19,3% dos discentes. O instrumento de pesquisa consistiu em um questionário estruturado fechado relacionado à Assistência Estudantil e Saúde Mental. Os dados foram tabulados em planilhas eletrônicas, sendo as respostas expressas como frequências relativas. Ao desenvolver-se a discussão à luz da literatura científica, constatou-se que o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), devido à escassez de recursos, não atende integralmente seu público-alvo. Ainda não há estudos que demonstrem a efetividade deste programa quanto a sua eficácia na permanência dos discentes e nem de sua contribuição para a melhoria do desempenho acadêmico. Assim, é importante que assistência de atenção à saúde mental seja planejada e desenvolvida não valendo-se apenas deste programa, apesar de diversas IFES ainda encontrarem na oferta de bolsas uma estratégia de assistência adequada, mesmo no que diz respeito à saúde mental. Observou-se que a temática da saúde mental é uma questão relevante que vem sendo discutida na maioria das universidades e que há bastante comprometimento em desenvolver ações para sua promoção, ainda que para tal utilizem recursos que não são apenas do PNAES, mas recursos próprios, como profissionais de psicologia lotados para esta finalidade e clínicas-escola já existentes nas universidades. Verificou-se a necessidade de estabelecer parcerias e convênios com a rede pública de saúde, que realizam, prioritariamente, atendimento às pessoas com sofrimento mental. Sabendo do difícil processo de transição dos discentes do ensino médio para o superior, cada vez mais as IFES têm adotado o acolhimento como uma prática exitosa que pode ajudar na integração e ambientação desses universitários. Quanto à temática do suicídio, 80% das IFES afirmaram que há relatos de morte de discentes causada por autoextermínio nos últimos dois anos. Trata-se de um problema complexo, mas sabendo que a depressão é sua principal causa, a assistência estudantil voltada para a saúde mental é o caminho para minimizar o sofrimento psíquico dos discentes. Por fim, propõe-se que a assistência estudantil seja realizada para além do PNAES e que seja institucionalizada por meio de documentos oficiais como o Plano de Desenvolvimento Institucional e normativos internos. Desta forma, as ações terão continuidade, podendo ser planejadas e desenvolvidas sem o arbítrio do gestor que estiver à frente da IFES.
  • Palavras-chave:
    Sofrimento mental; Promoção da saúde; Ensino superior; Políticas públicas
  • Abstract
    This study sought to understand the actions of mental health care in the scenario of psychological suffering of undergraduate students from Federal Institutions of Higher Education (IFES) in Brazil. It is a quantitative, descriptive study, based on bibliographic and documentary research. As for the population, the IFES covered by the V National Survey of the Socioeconomic and Cultural Profile of undergraduates conducted in 2018 by the IFES National Association of Directors participated in the study, which revealed that 83.5% of undergraduates have some emotional difficulty that directly interferes academic performance. Anxiety, discouragement and demotivation lead the symptoms of psychological suffering and, more worrying, were the ideation of death and suicidal thinking that affect 19.3% of students. The research instrument consisted of a closed structured questionnaire related to Student Assistance and Mental Health. The data were tabulated in electronic spreadsheets, the answers being expressed as relative frequencies. In developing the discussion in the light of the scientific literature, it was found that the National Student Assistance Program (PNAES), due to the scarcity of resources, does not fully serve its target audience. There are still no studies that demonstrate the effectiveness of this program in terms of its effectiveness in the permanence of students or its contribution to the improvement of academic performance. Thus, it is important that assistance for mental health care is planned and developed not only using this program, although several IFES still find in the scholarship offer an adequate assistance strategy, even with regard to mental health. It was observed that the theme of mental health is a relevant issue that has been discussed in most universities and that there is a strong commitment to develop actions for its promotion, even if they use resources that are not only from PNAES, but their own resources, as psychology professionals working for this purpose and school clinics that already exist in universities. There was a need to establish partnerships and covenants with the public health network, which primarily provide assistance to people with mental suffering. Aware of the difficult transition process of students from high school to higher education, IFES has increasingly adopted welcoming as a successful practice that can help in the integration and setting of these students. Regarding the theme of suicide, 80% of the IFES stated that there are reports of student death caused by self-extermination in the past two years. It is a complex problem, but knowing that depression is its main cause, student assistance focused on mental health is the way to minimize the psychological distress of students. Finally, it is proposed that student assistance be carried out in addition to the PNAES and that it be institutionalized through official documents such as the Institutional Development Plan and internal regulations. In this way, the actions will continue and can be planned and developed without the discretion of the manager who is in charge of IFES.
  • Keywords:
    Assistência estudantil; Mental suffering; Health promotion; Higher education; Public policy; Student assistance
  • Banca de defesa

    Presidente
    Herton Helder Rocha Pires
  • Nacionalidade: Brasileira
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  • Participante interno
    Ana C P D
  • Nacionalidade: Brasileira
  • Participante externo
    Cristiane R F M
  • Nacionalidade: Brasileira
  • Participante externo
    FÁBIO TADEU LOURENÇO GUIMARÃES
  • Nacionalidade: Brasileira
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