Dissertação/Tese do PPGSaSA
O YouTube como ferramenta de informação e mobilização do público para adoção de comportamentos de mitigação comunitária da COVID-19 no Brasil
Discente de mestradoData: 31/08/2022 Hora: 14:00 Local: UFVJM campus JK Diamantina MG
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Rodrigo L S
Defesa
ResumoPalavras-chave:
O surgimento e o rápido agravamento epidemiológico da COVID-19 no Brasil revelaram a necessidade de educar e mobilizar o público para adotar comportamentos de mitigação comunitária. As mídias digitais para o acesso à informação nesse contexto são potencialmente relevantes, entre as quais, o YouTube fornece uma fonte crescente de conteúdo digital, o que torna relevante avaliar a qualidade do teor dos vídeos apresentados. O objetivo desta dissertação foi desenvolver uma pesquisa para avaliar os vídeos brasileiros mais vistos no YouTube como fonte de informação sobre a COVID-19. O estudo observacional, transversal, quantitativo foi realizado no YouTube em duas fases e utilizou o descritor ‘coronavírus’. A fase 1 foi realizada no YouTube em 30/04/2020, com vídeos carregados entre 01/01/2020 a 30/04/2020. A fase 2 foi realizada no YouTube em 30/06/2020, com vídeos carregados entre 01/05/2020 a 30/06/2020. Foram selecionados em cada fase os 100 primeiros vídeos com maior número de visualizações, gravados em português do Brasil, relacionados ao tema, não duplicados e com menos de 30 minutos de duração. Dois avaliadores registraram os localizadores uniformes de recursos (Uniform Resource Locator - URL) dos vídeos, os quais foram descarregados do sítio YouTube para análise de dados sobre os vídeos. Foram realizadas análises estatísticas e adotado o nível de significância de 95% (p<0,05). O estudo dispensou aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, pois trata-se de dados públicos. Os resultados foram descritos ou expressos em média e desvio padrão ou em percentuais. Na primeira fase, os 100 vídeos analisados apresentaram os seguintes resultados: 140.027.282 de visualizações; 7.201.187 “gostei”; 165.624 “não gostei”; 352.541 comentários; e duração de 12 horas, 28 minutos e 12 segundos. Na segunda fase, os 100 vídeos analisados apresentaram os seguintes resultados: 29.278.053 de visualizações; 1.062.780 “gostei”; 65.017 “não gostei”; 125.841 comentários; e duração de 10 horas, 15 minutos e 26 segundos. Observa-se que apesar de serem amplamente vistos, menos de um terço dos vídeos na fase 1 e menos de um quinto na fase 2 abordaram qualquer um dos comportamentos necessários à mitigação da COVID-19 listados pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. A educação, mobilização e engajamento do público na adoção e na prática de comportamentos para mitigação comunitária são importantes no contexto da pandemia de COVID-19. Considerando a necessidade de distanciamento social e das grandes dimensões territoriais do Brasil, é interessante avaliar o potencial do YouTube em desempenhar um papel importante na interação e na comunicação sobre a COVID-19.
COVID-19; Coronavírus; Pandemias; Mídias sociais
AbstractKeywords:
The emergence and rapid spread of the COVID-19 pandemic in Brazil has demonstrated the need to educate and mobilize the public to adopt behaviors for community mitigation of the virus. Digital media are potentially relevant for accessing information in this context, with YouTube being a growing source of digital content. Therefore, it is important to evaluate the quality of the video content available on this platform. This thesis aimed to evaluate the most watched Brazilian YouTube videos that were a source of information about COVID-19. This observational, cross-sectional, quantitative study on YouTube videos was conducted in two phases and used the descriptor “coronavírus”. Phase 1 was conducted on 04/30/2020, with videos uploaded between 01/01/2020 and 04/30/2020 analyzed. Phase 2 was conducted on 06/30/2020, with videos uploaded between 05/01/2020 and 06/30/2020 analyzed. In each phase, we selected the 100 most viewed videos recorded in Brazilian Portuguese, related to the topic, unduplicated, and no longer than 30 minutes in duration. Two evaluators recorded the Uniform Resource Locator (URL) of the videos downloaded from the YouTube website for video analysis. Statistical analyses were performed using a significance level of 95% (p <0.05). The study did not require approval from the Research Ethics Committee because public data was used. Results were described or expressed as mean and standard deviation or as percentage. In the first phase, analysis of the 100 most viewed videos showed the following results: 140,027,282 views, 7,201,187 "likes", 165,624 "dislikes", 352,541 comments, and a total duration of 12 hours, 28 minutes, and 12 seconds. In the second phase, analysis of the 100 most viewed videos showed the following results: 29,278,053 views, 1,062,780 "likes", 65,017 "dislikes", 125,841 comments, and a total duration of 10 hours, 15 minutes, and 26 seconds. Despite the high number of views, less than one-third of the videos in Phase 1 and less than one-fifth in Phase 2 addressed any of the behaviors for COVID-19 mitigation listed by the U.S. Centers for Disease Control and Prevention. Public education, mobilization, and engagement in adopting and practicing behaviors for community mitigation are important in the context of the COVID-19 pandemic. Given the need for social isolation and the large geographical area of Brazil, it is important to evaluate the potential role of YouTube in promoting interaction and communication regarding COVID-19.
Pandemics; Social media; Pandemias; Medios sociales
Banca de defesa
Participante internoNacionalidade: Brasileira Ver currículo Lattes Ver ORCID Ver página pessoal
Rosana Passos Cambraia
Participante externoNacionalidade: Brasileira
Cinthya R T
Participante externoNacionalidade: Brasileira
Paulo M d O F