Dissertação/Tese O Instagram nas ações de extensão universitária em saúde diante da pandemia de Covid-19 na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PPGSaSA

Dissertações/Teses

Dissertação/Tese do PPGSaSA
O Instagram nas ações de extensão universitária em saúde diante da pandemia de Covid-19 na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Discente de mestrado
Leonardo da Silva Boaventura
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  • Defesa
  • Data: 25/08/2023
  • Hora: 14:00
  • Local: UFVJM campus JK Diamantina MG
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  • Resumo
    A pandemia de COVID-19 trouxe vários desafios às autoridades e organizações que buscaram na ciência desenvolver ações e meios para combatê-la. No âmbito da educação superior, as atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como as rotinas administrativas, foram afetadas com a migração dos trabalhos da modalidade presencial para a remota. Nesse distanciamento social foi necessária a adaptação às formas alternativas de comunicação e divulgação de informações por instituições junto à sociedade. O ambiente digital, especialmente as mídias sociais, se constituiu como principal espaço de interação, inclusive no âmbito da área de saúde e nas atividades de extensão. Nas instituições de ensino, as ações extensionistas são elos fundamentais para integração e apoio mútuo da universidade à sociedade. O estudo dessa dissertação teve objetivo de compreender o uso da mídia social Instagram por ações de extensão universitária da área de saúde, registradas na Proexc/UFVJM diante da pandemia da Covid-19. É uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem quali-quantitativa. Incluiu-se no estudo as ações de extensão da área de saúde cadastradas na Proexc nos anos de 2020 e 2021 com a análise das postagens publicadas entre março de 2020 a agosto de 2022, com uma análise comparativa do uso dessa rede nos períodos do ensino remoto e presencial na UFVJM. Os resultados apontam uma gestão bastante heterogênea dos perfis analisados. Muitas vezes as redes são utilizadas como espaços de informação, sem explorar as particularidades do ambiente digital voltado à interação, o que é muito relevante para a extensão universitária. Vê-se que não há diretrizes da Proexc quanto ao uso desses espaços. Observou-se no período presencial, frente ao remoto, uma diminuição nas postagens publicadas nos perfis, bem como nas interações do público nas curtidas e nos comentários dos usuários. Todavia, os perfis que mais se destacaram aos seus usuários, pelo engajamento, utilizaram-se de postagens em formato e conteúdo diversos e buscaram a interação com o público. Evidenciamos um potencial do Instagram para as ações extensionistas no engajamento com seus públicos e como ferramenta educacional na propagação do conhecimento aliado ao desenvolvimento de ações dirigidas às necessidades da comunidade.
  • Palavras-chave:
    Acesso à informação; Coronavírus; Extensão comunitária; Mídias sociais; Redes Sociais on-line.
  • Abstract
    The COVID-19 pandemic brought several challenges to authorities and organizations that sought science to develop actions and means to combat it. In the field of higher education, teaching, research and extension activities, as well as administrative routines, were affected by the migration of work from face-to-face to remote mode. In this social distance, it was necessary to adapt to alternative forms of communication and dissemination of information by institutions in society. The digital environment, especially social media, has become the main space for interaction, including within the health area and in extension activities. In educational institutions, extensionist actions are fundamental links for the integration and mutual support of the university to society. The study of this dissertation aimed to understand the use of the social media Instagram by university extension actions in the health area, registered at Proexc/UFVJM in the face of the Covid-19 pandemic. It is an exploratory and descriptive research, with a quali-quantitative approach. The study included the extension actions in the health area registered at Proexc in the years 2020 and 2021 with the analysis of posts published between March 2020 and August 2022, with a comparative analysis of the use of this network in periods of remote teaching and in person at UFVJM. The results point to a very heterogeneous management of the analyzed profiles. Networks are often used as information spaces, without exploring the particularities of the digital environment focused on interaction, which is very relevant for university extension. It can be seen that there are no Proexc guidelines regarding the use of these spaces. In the face-to-face period, compared to the remote period, a decrease in posts published on profiles was observed, as well as in public interactions in user likes and comments. However, the profiles that most stood out to their users, due to engagement, used posts in different formats and content and sought interaction with the public. We evidenced Instagram's potential for extensionist actions in engagement with its audiences and as an educational tool in the dissemination of knowledge combined with the development of actions aimed at the needs of the community.
  • Keywords:
    Access to information; Coronavirus; Community Extension; Social media; Online Social Networks.
  • Banca de defesa

    Presidente
    EDSON DA SILVA
  • Nacionalidade: Brasileira
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  • Participante interno
    Nadja Maria Gomes Murta
  • Nacionalidade: Brasileira
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  • Participante externo
    CRISTIANE T M
  • Nacionalidade: Brasileira
  • Participante externo
    KINULPE HONORATO SAMPAIO
  • Nacionalidade: Brasileira
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