Dissertação/Tese Desenvolvimento rural e educação profissional: O curso técnico em agropecuária no desenvolvimento da agricultura familiar no município de Mato Verde - MG - PPGSaSA

Dissertações/Teses

Dissertação/Tese do PPGSaSA
Desenvolvimento rural e educação profissional: O curso técnico em agropecuária no desenvolvimento da agricultura familiar no município de Mato Verde - MG

Discente de mestrado
R R C
Defesa
  • Data: 04/07/2023
  • Hora: 14:00
  • Local: UFVJM Campus JK Diamantina MG
  • Ver TCC em PDF
  • Resumo
    Desde as primeiras civilizações até os dias atuais, o cultivo do alimento é uma prática essencial à sobrevivência e à reprodução social de qualquer sociedade. Com o avanço do modo capitalista de produção no meio rural nos últimos séculos, a agricultura passou a exercer um papel significativo na economia das nações e nas políticas estatais voltadas para o desenvolvimento social e econômico. Nesse contexto, emerge um modo de fazer agricultura, comumente designado como ‘agricultura familiar’, uma categoria que abrange um conjunto de agricultores que produzem em pequenas propriedades rurais, e que utilizam o trabalho das pessoas com laços de parentesco no fazer agricultura. A a educação, como política pública promovida pelo Estado, é uma importante ferramenta de promoção do desenvolvimento social e econômico. Sua efetividade está condicionada pela capacidade de diálogo com diferentes setores da sociedade e com a oferta de um ensino alinhado com as necessidades de geração de renda, formação cidadã e superação das nossas principais mazelas sociais. Este projeto possui como objetivo geral: analisar o acesso aos canais de comercialização dos agricultores familiares, egressos do curso técnico em agropecuária promovido pelo IFNMG/Campus Avançado Porteirinha, a partir das relações comerciais desenvolvidas na agricultura familiar da região de Mato Verde. A pesquisa é descritiva, utilizando uma abordagem qualitativa, com o público-alvo constituído por alunos egressos do referido curso, visando analisar os acessos aos mercados da agricultura familiar na região. Os resultados revelaram que os egressos estão inseridos em mercados, o que permitiu a investigação das relações mercantis desenvolvidas, bem como do grau de governança e de autonomia nesses mercados. Identificou-se também um baixo nível de diversificação de produtos e canais de comercialização, com predominância dos canais de proximidade, territoriais e convencionais. Essa constatação ressalta a necessidade de uma abordagem abrangente para o desenvolvimento de mercados que ofereçam maior governança e autonomia aos agricultores familiares, requerendo a implementação de políticas públicas adequadas, o fortalecimento da educação voltada para o setor e o apoio às organizações coletivas e associativas, medidas fundamentais para promover e garantir a reprodução social das famílias rurais.
  • Palavras-chave:
    Educação Profissional; Agricultura Familiar; Desenvolvimento Rural; Acesso aos mercados.
  • Abstract
    From the earliest civilizations to the present day, food cultivation is an essential practice for the survival and social reproduction of any society. With the advance of the capitalist mode of production in rural areas in recent centuries, agriculture began to play a significant role in the economy of nations and in state policies aimed at social and economic development. In this context, a way of doing agriculture commonly known as 'family farming' emerges, a category that encompasses a group of farmers who produce on small rural properties, and who use the work of people with kinship ties in doing agriculture. The social reproduction of these farmers is permeated by the constant struggle for autonomy, which translates into the adoption of production and commercialization strategies that expand the farmer's possibilities to decide on what, how and when to cultivate. Along the same lines, education, as a public policy promoted by the State, is an important tool for promoting social and economic development. Its effectiveness is conditioned by the ability to dialogue with different sectors of society and the offer of education aligned with the needs of income generation, citizenship training and overcoming our main social ills. Based on the assumption that commercial relations can directly influence the autonomy of farmers, and that education is an important tool for regional development, this project has the general objective: to analyze the access to commercialization channels of family farmers, graduates of the technical course in agriculture promoted by the IFNMG/Campus Avançado Porteirinha, based on commercial relationships developed in family farming in the Mato Verde region. The research is descriptive, using a qualitative approach, with the target audience consisting of students who graduated from the aforementioned course, aiming to analyze access to family farming markets in the region. The results revealed that the graduates are inserted in markets, which allowed the investigation of the mercantile relations developed, as well as the degree of governance and autonomy in these markets. A low level of diversification of products and marketing channels was also identified, with a predominance of proximity, territorial and conventional channels. This finding underscores the need for a comprehensive approach to the development of markets that offer greater governance and autonomy to family farmers, requiring the implementation of adequate public policies, the strengthening of education focused on the sector and support for collective and associative organizations, measures fundamental to promote and guarantee the social reproduction of rural families.
  • Keywords:
    Professional Education; Family farming; Rural Development; Access to markets.
  • Banca de defesa

    Presidente
    F N d C
  • Nacionalidade: Brasileira
  • Participante externo
    G C T
  • Nacionalidade: Brasileira
  • Participante externo
    I C L
  • Nacionalidade: Brasileira
  • Participante externo
    R M d S R O
  • Nacionalidade: Brasileira