Dissertação/Tese IMPLEMENTAÇÃO DO CUIDADO FARMACÊUTICO NA FARMÁCIA ESCOLA JK DA UFVJM - PPGSaSA

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Dissertação/Tese do PPGSaSA
IMPLEMENTAÇÃO DO CUIDADO FARMACÊUTICO NA FARMÁCIA ESCOLA JK DA UFVJM

Discente de mestrado
Juliana Couto Nascimento
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  • Defesa
  • Data: 26/07/2024
  • Hora: 14:00
  • Local: Auditório do Departamento de Farmácia na UFVJM.
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  • Resumo
    Introdução: As Farmácias Escolas desempenham um papel importante na formação de estudantes de Farmácia, promovendo a integração entre teoria e prática e contribuindo para a saúde da comunidade. Com o avanço das atividades clínicas farmacêuticas nos serviços de saúde, onde o farmacêutico atua diretamente com o paciente, destaca-se a importância do Cuidado Farmacêutico para o uso racional de medicamentos. Objetivos: Descrever e avaliar a implementação do CF na Farmácia Escola JK da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri observando as etapas do processo e a integração dos serviços com a comunidade e os estudantes de Farmácia. Metodologia: Tratou-se de um estudo descritivo, intervencionista, apresentado no formato de três artigos. No primeiro artigo utilizou-se a metodologia de relato de experiência, por meio da qual foi abordado o processo de implementação. Para isso, utilizou-se a fundamentação teórica de Avedis Donabedian, pautada em estrutura, processo e resultado. O segundo artigo tratou-se de um estudo descritivo, que apresentou o perfil de pacientes participantes de consultas e intervenções farmacêuticas utilizando o Método Dáder de Acompanhamento Farmacoterapêutico. O terceiro artigo baseou- se em um relato de caso que abordou a apresentação de um caso clínico vivenciado no serviço deAFdeformamaisdetalhada. Comofontededados,foramutilizadosdocumentosdoserviço, assim como prontuários dos pacientes acompanhados. Em relação aos dados quantitativos, realizou-se análise descritiva, utilizando-se as frequências absolutas e relativas. O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFVJM. Resultados: O primeiro artigo apresentou as fases de implementação do CF na FEJK, por meio do oferecimento dos serviços de AF e Gestão da Condição de Saúde. O processo de implementação envolveu organização do espaço físico, implementação de documentos e protocolos, assim como instituição do processo de captação e acompanhamento dos pacientes. O segundo artigo focou na oferta do serviço de AF para pacientes hipertensos e em uso de polifarmácia encaminhados pela Clínica Escola de Fisioterapia da UFVJM. Foram atendidos 26 pacientes com idade média de 66 anos. As comorbidades mais prevalentes foram dislipidemia e diabetes. Foram identificados 69 resultados negativos associados a medicação e realizadas 145 IFs. O terceiro artigo apresentou um relato de caso de um paciente de 73 anos com diabetes mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica, submetido ao AF na FEJK. As IF direcionadas ao paciente do caso resultaram em melhoria na adesão ao tratamento e controle satisfatório da pressão arterial. Conclusão: A proposta de estudo, apresentada no formato dos três artigos, contribui para o registro e compreensão do processo de implementação do CF na Farmácia Escola da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Espera-se que os resultados contribuam para aprimoramento dos serviços ofertados e implementação de serviços farmacêuticos em outras Farmácias Escolas do país. Estudos futuros pretendem explorar o impacto clínico, humanístico e econômico do CF.
  • Palavras-chave:
    Educação em farmácia; cuidado farmacêutico baseado em evidência; hipertensão arterial; polimedicação.
  • Abstract
    Introduction: School Pharmacies play a crucial role in Pharmacy students' education by integrating theory with practice and contributing to community health. With the advancement of clinical pharmaceutical activities in healthcare services, where pharmacists are directly involved in patient care, Pharmaceutical Care (PC) stands out for promoting rational drug use. Objectives: This study aims to describe and evaluate the implementation of PC at JK School Pharmacy (FEJK) of the Federal University of Vales do Jequitinhonha and Mucuri (UFVJM), examining the implementation process, community integration, and involvement of Pharmacy students. Methodology: A descriptive and interventionist study was conducted, organized into three articles. The first article used an experiential report methodology to describe the implementation of PC based on Avedis Donabedian's Structure, process, and outcome model. The second article is a descriptive study that outlined the profile of patients participating in consultations and pharmaceutical interventions using the the Dáder Method of Pharmaceutical Care (PCMT). The third article is a case report detailing a clinical case experienced in the PF service. Data sources included institutional documents and patient records, with descriptive quantitative analysis of absolute and relative frequencies as appropriate. This study was approved by the research ethics committee under CAAE: 73937923.0.0000.5108. Results: The first article details the stages of PC implementation at FEJK, highlighting the provision of PF and Health Condition Management services.The process involved physical space adaptations, development of documents and protocols, and implementation of methods to capture and monitor patients.. The second article focuses on applying PF services to hypertensive patients with polypharmacy referred by the UFVJM School of Physiotherapy Clinic, serving a total of 26 patients, with an average age of 66 years. The most common comorbidities were dyslipidemia and diabetes, with sixty-eight medication-related negative results identified, and 145 pharmaceutical interventions performed. The third article presents a case study of a 73- year-old patient with diabetes mellitus and Systemic Arterial Hypertension undergoing PF at FEJK. Interventions tailored to this patient resulted in improved treatment adherence and satisfactory blood pressure control. Conclusion: This study, presented in the form of three articles, contributes to documenting and understanding the implementation process of a School Pharmacy at UFVJM. It is expected that these results will assist in the implementation of pharmaceutical services in other School Pharmacies across the country. Future studies should explore the clinical, humanistic, and economic impact of PC in greater depth.
  • Keywords:
    School pharmacy; evidence-based pharmacy practice; hypertension; polypharmacy
  • Banca de defesa

    Presidente
    Renata Aline Andrade
  • Nacionalidade: Brasileira
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  • Participante interno
    Josiane Moreira da Costa
  • Nacionalidade: Brasileira
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  • Participante interno
    Rosana Passos Cambraia
  • Nacionalidade: Brasileira
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  • Participante externo
    Josiane d S Q
  • Nacionalidade: Brasileira