Dissertação/Tese do PPGSaSA
CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DE MINDFULNESS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL E REDUÇÃO DA ANSIEDADE DE SERVIDORES PÚBLICOS EM UM MUNICÍPIO DO VALE DO JEQUITINHONHA, MINAS GERAIS
Discente de mestrado Ver currículo Lattes Ver ORCID Ver página pessoal Data: 20/02/2025 Hora: 18:00 Local: Online
Ver TCC em PDF
LAILA GONÇALVES DA CRUZ
Defesa
ResumoPalavras-chave:
O Mindfulness, conhecido também como Atenção Plena, refere-se a um estado mental caracterizado pela autoconsciência e observação interna — incluindo emoções e pensamentos — de forma imparcial e ancorada no momento presente. As intervenções baseadas em Mindfulness (IBMs) têm demonstrado eficiência na autorregulação das emoções e da atenção, promovendo benefícios à saúde mental. Parte-se da hipótese de que a prática de Mindfulness contribui para a melhoria da saúde mental de servidores públicos, por meio da redução da ansiedade, do aprimoramento da regulação emocional e do manejo de situações estressantes, além do fortalecimento das habilidades para lidar com frustrações e conflitos decorrentes da pressão laboral. Os objetivos desta pesquisa foram analisar os efeitos de uma intervenção em Mindfulness realizada com servidores de um serviço público municipal e identificar suas percepções sobre o impacto da prática na saúde mental. Trata-se de um estudo de natureza quanti-qualitativa, que investigou a aplicação do protocolo Body in Mind Training (BMT) com funcionários da Prefeitura Municipal do Serro, no interior de Minas Gerais. A pesquisa foi conduzida em duas fases: a primeira, de abordagem quantitativa, constituiu-se em um estudo observacional descritivo e transversal com 20 servidores com cargos gerenciais, entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024. Foram utilizados questionários sociodemográficos, o Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) e a Escala de Consciência e Atenção Mindfulness (MAAS) para avaliação dos indicadores de ansiedade e atenção plena. A segunda fase consistiu na realização de um grupo focal, quatro meses após o término do treinamento, com roteiro semiestruturado. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, com assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido por todos os participantes, bem como emissão de cartas de anuência pelas instituições parceiras. Dos 20 participantes iniciais, 9 concluíram o programa e compuseram o grupo de análise final. A análise descritiva do perfil sociodemográfico revelou predominância do sexo feminino (77,8%), participantes casados (66,7%) e sem filhos (66,7%), com ensino superior (77,8%) e menos de cinco anos no setor atual de trabalho (66,7%). Os resultados do Inventário de Ansiedade de Beck indicaram uma redução na ansiedade grave, que caiu de 33,3% para 0% após a IBM. Além disso, aumentou o número de participantes sem sintomas clínicos de ansiedade, passando de 33,3% no início para 55,6% ao final da intervenção. A Escala de Consciência e Atenção Plena também demonstrou mudança, com aumento da média de pontuação de 2,7 para 3,5, indicando maior atenção plena após a prática da IBM. Observou-se ainda um aumento da prática regular de meditação/Mindfulness (de 0% para 77,8%) e melhorias em hábitos de promoção da saúde, como leitura e reeducação alimentar. O grupo focal contou com 7 participantes, e a leitura integral dos relatos obtidos nas entrevistas do grupo focal possibilitou a construção de categorias temáticas para análise qualitativa, agrupadas em quatro eixos: (1) Mindfulness e gestão da ansiedade; (2) Autorregulação e foco no presente; (3) Pausas e qualidade de vida; e (4) Planejamento e produtividade. Os participantes relataram percepções positivas relacionadas à prática, como maior clareza emocional, melhor capacidade de lidar com o estresse, valorização das pausas e melhoria no equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Conclui-se que a prática de Mindfulness, conforme reportado pelos servidores públicos participantes desta pesquisa, contribuiu para a melhora do bem-estar e da saúde mental, com impacto positivo no desempenho profissional, no ambiente de trabalho e nos serviços oferecidos à comunidade.
Atenção Plena; Mindfulness; Saúde Mental; Saúde ocupacional;
AbstractKeywords:
Mindfulness, also known as Full Attention, refers to a mental state characterized by self-awareness and internal observation — including emotions and thoughts — in an impartial way and anchored in the present moment. Mindfulness-Based Interventions (MBIs) have demonstrated effectiveness in the self-regulation of emotions and attention, bringing benefits to mental health. It is hypothesized that the practice of mindfulness contributes to the improvement of public servants’ mental health by reducing anxiety, enhancing emotional regulation and stress management, and strengthening the ability to cope with frustration and work-related conflicts. This research aimed to analyze the effects of a mindfulness intervention carried out with employees of a municipal public service and to identify their perceptions of the practice’s impact on mental health. This is a mixed-methods study that investigated the implementation of the Body in Mind Training (BMT) protocol with employees of the City Hall of Serro, located in the countryside of Minas Gerais, Brazil. The research was conducted in two phases: the first, of a quantitative nature, consisted of a descriptive cross-sectional observational study involving 20 employees in managerial positions, between December 2023 and February 2024. Sociodemographic questionnaires, the Beck Anxiety Inventory (BAI), and the Mindful Attention Awareness Scale (MAAS) were used to assess anxiety and mindfulness indicators. The second phase consisted of a focus group conducted four months after the end of the training, using a semi-structured interview script. The study was approved by the Research Ethics Committee, with all participants signing the informed consent form and partner institutions issuing letters of agreement. Of the initial 20 participants, 9 completed the program and formed the final analysis group. The descriptive analysis of the sociodemographic profile revealed a predominance of female participants (77.8%), those who were married (66.7%), childless (66.7%), with higher education degrees (77.8%), and with less than five years in their current job sector (66.7%). Results from the Beck Anxiety Inventory indicated a decrease in severe anxiety, dropping from 33.3% to 0% after the MBI. Additionally, the number of participants without clinical symptoms of anxiety increased from 33.3% at the beginning to 55.6% at the end of the intervention. The Mindful Attention Awareness Scale also showed change, with an increase in the average score from 2.7 to 3.5, indicating greater mindfulness after the intervention. There was also a notable increase in the regular practice of meditation/mindfulness (from 0% to 77.8%) and improvements in health-promoting habits, such as reading and dietary re-education. The focus group involved 7 participants, and a full reading of the interview transcripts enabled the construction of thematic categories for qualitative analysis, grouped into four axes: (1) Mindfulness and anxiety management; (2) Self-regulation and present-moment focus; (3) Pauses and quality of life; and (4) Planning and productivity. Participants reported positive perceptions related to the practice, such as greater emotional clarity, improved ability to handle stress, increased value placed on taking breaks, and better balance between personal and professional life. It is concluded that the practice of mindfulness, as reported by the public servants who participated in this study, contributed to improved well-being and mental health, with a positive impact on professional performance, the work environment, and the services provided to the community.
Mindfulness; Full Attention; Mental Health; Occupational Health;
Banca de defesa
PresidenteNacionalidade: Brasileira Ver currículo Lattes Ver ORCID Ver página pessoal
Rosana Passos Cambraia
Participante internoNacionalidade: Brasileira Ver currículo Lattes Ver ORCID Ver página pessoal
Josiane Moreira da Costa
Participante externoNacionalidade: Brasileira
Cecília S C B
Participante externoNacionalidade: Brasileira
Guilherme N M d O