Linha de pesquisa do PPGSaSA
Sociedade, Cultura e Saúde
Estudo interdisciplinar dos processos psicoeducativos, antropológicos e sociológicos que permeiam as práticas de saúde, com ênfase na interação com comunidades tradicionais, como povos indígenas, quilombolas e agricultores familiares. A linha de pesquisa promove a análise crítica da Política Nacional de Direitos Humanos, da Educação em Direitos Humanos e dos direitos à saúde e alimentação, alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Enfatiza a formação de profissionais de saúde e educadores comprometidos com a equidade, o respeito às diversidades culturais e a promoção de práticas sustentáveis, em consonância com os ODS, especialmente os relacionados à saúde, educação de qualidade, redução das desigualdades e sustentabilidade.
Projeto de pesquisa associado 1/2Natureza: Pesquisa Ver o link
ENCONTRO DE SABERES: INTERAÇÃO DE SABERES TRADICIONAIS E SAÚDE NOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI - PI
Projeto Integrador - Partindo da compreensão de alguns pensadores de que o conhecimento científico não é neutro, ancoramos em uma perspectiva pedagógica e investigativa que integra o pensar, o sentir e o fazer, tanto em termos teóricos quanto metodológicos. Nesta perspectiva, o foco é em um projeto investigativo que abarque os saberes tradicionais, que convoca o acionamento de diferentes áreas do conhecimento, nas Ciências Humanas e Sociais e nas Ciências da Natureza, para compreensão do fenômeno a ser estudado. Consideram-se as quatro dimensões básicas do projeto nacional Encontro de Saberes: a dimensão da inclusão étnico-racial, a dimensão política, a dimensão pedagógica e a dimensão epistêmica.
Projeto de pesquisa associado 2/2Natureza: Pesquisa Ver o link
PESQUISAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS NA SAUDE NOS SERVIÇOS E NAS COMUNIDADES - PI
Projeto Integrador - Investigações baseadas em dimensões como a da inclusão étnico-racial, a dimensão política, a dimensão pedagógica e a dimensão epistêmica. Discussão dos conceitos de cultura, etnocentrismo, natureza e cultura, corpo, como instrumentais teóricos e aplicados que fundamentam programas de saúde e as práticas cotidianas dos profissionais de saúde. Investigações sobre a saúde como direito social e como fruto de lutas sociais, focando as noções de classe, gênero, raça/etnia. Objetivos: apresentar e discutir as ciências sociais na saúde de forma interdisciplinar, associando conceitos, instrumentais e práticas.