Linha de pesquisa do PPGSaSA
Tecnologia e Vigilância em Saúde
Desenvolvimento de estudos e tecnologias com a utilização de sistemas de informação e geoprocessamento voltados para a saúde, incluindo o desenvolvimento de tecnologias construtivas e de cuidados ambientais. A linha de pesquisa foca na criação de indicadores e ferramentas para antecipação e prevenção de agravos à saúde, além do monitoramento de áreas de risco e situações críticas. Busca-se a promoção de soluções inovadoras para a gestão de crises de saúde pública e a melhoria da qualidade de vida por meio de práticas sustentáveis e cuidados ambientais integrados.
Projeto de pesquisa associado 1/3Natureza: Pesquisa Ver o link
DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS E AVALIAÇÃO EM SAÚDE - PI
Projeto Integrador - Criação de funções de valor para quantificação de critérios avaliados a partir de coleta de dados primários e secundários associados aos processos de tecnologia e vigilância em saúde. Metodologias para classificação de alternativas e/ou criação de índices. Desenvolvimento de sistemas de informação em saúde e de informatização de serviços. Objetivos: Aplicar técnicas de análise de dados e avaliação de sistemas e testar funções de quantificação e de classificações de índices. Investigar a implementação de processos de vigilância em saúde. Estimular o desenvolvimento de processos e tecnologias aplicadas aos serviços especialmente os de saúde.
Projeto de pesquisa associado 2/3Natureza: Pesquisa Ver o link
ESTUDO DA OCORRÊNCIA E MANUTENÇÃO DE ENDEMIAS NAS MESORREGIÕES DO NORTE DE MINAS, JEQUITINHONHA E MUCURI - PI
Projeto Integrador - O estado de Minas Gerais é dividido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2013) em doze mesorregiões, sendo que dos 20.593.336 habitantes do estado em 2013, 2.810.397 vivem no Norte de Minas, Jequitinhonha e Vale do Mucuri. Estas mesorregiões, juntamente com o Centro Mineiro, apresentam os menores Produtos Internos Brutos (PIB) e os menores PIB per capita do estado. As estruturas políticas e econômicas voltadas para pequenos grupos, juntamente com as atividades predatórias para o meio ambiente, são os principais responsáveis pela manutenção das populações no subdesenvolvimento, com aumento de várias doenças. Sendo assim, muitas doenças se mantem de forma endêmica em determinadas regiões, apresentando uma ocorrência esperada na população. O projeto visa estudar os fatores que condicionam a ocorrência e manutenção de doenças endêmicas nas mesorregiões do Norte de Minas, Jequitinhonha e Vale do Mucuri.
Projeto de pesquisa associado 3/3Natureza: Pesquisa Ver o link
VIGILÂNCIA E QUALIDADE EM SAÚDE EM MINAS GERAIS - PI
Projeto Integrador - Historicamente, as regiões dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, assim como do Norte de Minas, são marcadas pelo fraco dinamismo econômico e indicadores sociais de países subdesenvolvidos. Neste contexto, este projeto tem como perspectivas, por meio de pesquisas e outras atividades correlatas, contribuir para o desenvolvimento regional, especialmente na vigilância e qualidade em saúde. Assim, pretende-se trabalhar com a formação de profissionais para o exercício da prática transformadora de procedimentos, em consonância com as demandas locais e regionais dos municípios destas regiões. Além disso, engloba questões bastante amplas, que vão desde a educação ambiental e o saneamento básico, acesso as informações sobre programas de prevenção primária e rastreamento das doenças, formação profissional, disponibilidade de equipamentos para diagnóstico complementar e dos recursos terapêuticos, bem como a estruturação de sistemas de informação em saúde e de segurança alimentar e nutricional.