Linhas de pesquisa | PPGSaSA
Área de concentração
SAÚDE E BIOLÓGICAS
Linha de pesquisa 1/2Desde 19/08/2011 Projetos de pesquisa associados: 1 Ver o link
Promoção da Saúde, Prevenção e Controle de Doenças
Enfoque multidisciplinar na atenção primária à saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS) e na Estratégia Saúde da Família (ESF). Abrange os cuidados ao longo dos ciclos de vida, e a segurança alimentar e nutricional sustentável. São abordadas as doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e obesidade, além de infecções sexualmente transmissíveis. A pesquisa também foca na prevenção e controle de doenças endêmicas e epidêmicas, contribuindo para a promoção da saúde e a redução de desigualdades.
Linha de pesquisa 2/2Desde 19/08/2011 Projetos de pesquisa associados: 2 Ver o link
Sociedade, Cultura e Saúde
Estudo interdisciplinar dos processos psicoeducativos, antropológicos e sociológicos que permeiam as práticas de saúde, com ênfase na interação com comunidades tradicionais, como povos indígenas, quilombolas e agricultores familiares. A linha de pesquisa promove a análise crítica da Política Nacional de Direitos Humanos, da Educação em Direitos Humanos e dos direitos à saúde e alimentação, alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Enfatiza a formação de profissionais de saúde e educadores comprometidos com a equidade, o respeito às diversidades culturais e a promoção de práticas sustentáveis, em consonância com os ODS, especialmente os relacionados à saúde, educação de qualidade, redução das desigualdades e sustentabilidade.
Área de concentração
INTERDISCIPLINAR
Linha de pesquisa 1/1Desde 19/08/2011 Projetos de pesquisa associados: 3 Ver o link
Tecnologia e Vigilância em Saúde
Desenvolvimento de estudos e tecnologias com a utilização de sistemas de informação e geoprocessamento voltados para a saúde, incluindo o desenvolvimento de tecnologias construtivas e de cuidados ambientais. A linha de pesquisa foca na criação de indicadores e ferramentas para antecipação e prevenção de agravos à saúde, além do monitoramento de áreas de risco e situações críticas. Busca-se a promoção de soluções inovadoras para a gestão de crises de saúde pública e a melhoria da qualidade de vida por meio de práticas sustentáveis e cuidados ambientais integrados.