Projetos de pesquisa | PPGSaSA
Linha de pesquisa
Promoção da Saúde, Prevenção e Controle de Doenças
Projeto de pesquisa 1/1Desde 01/02/2021 Natureza: Pesquisa Membros: 22 Ver o link
ATENÇÃO À SAÚDE, IMPLEMENTAÇÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS, PROGRAMAS E AÇÕES NA SAUDE COLETIVA - PI
Projeto Integrador - Avaliação e monitoramento de políticas, programas e ações na atenção à saúde. Avaliação por diferentes métodos. Fontes, construção, qualificação e usos de indicadores de saúde. Avaliação de processos, efeitos e impactos de políticas, programas e ações na atenção à saúde nos ciclos da vida. Objetivo: Promover estudos, aplicações de técnicas e habilidades, no planejamento, monitoramento e gestão de diferentes níveis da atenção à saúde, em especial as ações voltadas à promoção, prevenção e controle de agravos e doenças.
Linha de pesquisa
Sociedade, Cultura e Saúde
Projeto de pesquisa 1/1Desde 01/02/2021 Natureza: Pesquisa Membros: 26 Ver o link
PESQUISAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS NA SAUDE NOS SERVIÇOS E NAS COMUNIDADES - PI
Projeto Integrador - Investigações baseadas em dimensões como a da inclusão étnico-racial, a dimensão política, a dimensão pedagógica e a dimensão epistêmica. Discussão dos conceitos de cultura, etnocentrismo, natureza e cultura, corpo, como instrumentais teóricos e aplicados que fundamentam programas de saúde e as práticas cotidianas dos profissionais de saúde. Investigações sobre a saúde como direito social e como fruto de lutas sociais, focando as noções de classe, gênero, raça/etnia. Objetivos: apresentar e discutir as ciências sociais na saúde de forma interdisciplinar, associando conceitos, instrumentais e práticas.
Linha de pesquisa
Tecnologia e Vigilância em Saúde
Projeto de pesquisa 1/3Desde 01/01/2021 Natureza: Pesquisa Membros: 25 Ver o link
DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS E AVALIAÇÃO EM SAÚDE - PI
Projeto Integrador - Criação de funções de valor para quantificação de critérios avaliados a partir de coleta de dados primários e secundários associados aos processos de tecnologia e vigilância em saúde. Metodologias para classificação de alternativas e/ou criação de índices. Desenvolvimento de sistemas de informação em saúde e de informatização de serviços. Objetivos: Aplicar técnicas de análise de dados e avaliação de sistemas e testar funções de quantificação e de classificações de índices. Investigar a implementação de processos de vigilância em saúde. Estimular o desenvolvimento de processos e tecnologias aplicadas aos serviços especialmente os de saúde.
Projeto de pesquisa 2/3Desde 14/08/2015 Natureza: Pesquisa Membros: 4 Ver o link
ESTUDO DA OCORRÊNCIA E MANUTENÇÃO DE ENDEMIAS NAS MESORREGIÕES DO NORTE DE MINAS, JEQUITINHONHA E MUCURI - PI
Projeto Integrador - O estado de Minas Gerais é dividido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2013) em doze mesorregiões, sendo que dos 20.593.336 habitantes do estado em 2013, 2.810.397 vivem no Norte de Minas, Jequitinhonha e Vale do Mucuri. Estas mesorregiões, juntamente com o Centro Mineiro, apresentam os menores Produtos Internos Brutos (PIB) e os menores PIB per capita do estado. As estruturas políticas e econômicas voltadas para pequenos grupos, juntamente com as atividades predatórias para o meio ambiente, são os principais responsáveis pela manutenção das populações no subdesenvolvimento, com aumento de várias doenças. Sendo assim, muitas doenças se mantem de forma endêmica em determinadas regiões, apresentando uma ocorrência esperada na população. O projeto visa estudar os fatores que condicionam a ocorrência e manutenção de doenças endêmicas nas mesorregiões do Norte de Minas, Jequitinhonha e Vale do Mucuri.
Projeto de pesquisa 3/3Desde 01/01/2017 Natureza: Pesquisa Membros: 13 Ver o link
VIGILÂNCIA E QUALIDADE EM SAÚDE EM MINAS GERAIS - PI
Projeto Integrador - As regiões dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas apresentam baixo dinamismo econômico e indicadores sociais críticos. Este projeto nucleador busca fortalecer a vigilância e a qualidade em saúde, formando profissionais para atuar em práticas transformadoras alinhadas às demandas regionais. As pesquisas abrangem educação ambiental, saneamento, prevenção de doenças, acesso a diagnóstico e estruturação de sistemas de informação em saúde.