PPGTTeP - Programa de Pós-Graduação em Turismo e Territórios Protegidos

Nossa história

O Programa de Pós-Graduação em Turismo e Territórios Protegidos (PPGTTeP) na Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH), da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), está sediado em Diamantina, Minas Gerais.

O PPGTTeP foi aprovado pela Câmara Técnica do CNPq em agosto de 2024 (Reunião do CTC-ES de 26 a 30/08/2024), homologado pela Conselho Nacional de Educação do MEC em março de 2025 (Súmula de Pareceres - 05/03/2025), e reconhecido pelo MEC em 20 de março de 2025 (Portaria n. 213 - 20/03/2025).

Trata-se de um mestrado acadêmico Interdisciplinar, com entrada anual e cuja conclusão é feita em dois anos, tendo a abertura de sua primeira turma em agosto de 2025.

O PPGTTeP, resultado da atuação de um corpo docente interdisciplinar diante da demanda de egressos e comunidade externa da UFVJM.

Diamantina, cidade do Vale do Jequitinhonha onde está sediado o programa, conta com a presença de diversos instrumentos de proteção territorial, de expressivos patrimônios naturais e culturais protegidos e com múltiplos atrativos turísticos, que podem favorecer o desenvolvimento econômico e social da região. Vale destacar ainda, que em um raio de 150 km no entorno de Diamantina estão presentes 13 unidades de conservação de proteção integral assim como vários territórios quilombolas certificados pela Fundação Cultural Palmares. Além dessa categoria de povos e comunidades tradicionais, é preciso destacar a presença na região dos apanhadores de flores sempre-vivas, comunidade tradicional contemplada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) com o reconhecimento como Sistema Importante do Patrimônio Agrícola Mundial (SIPAM), primeiro reconhecido no Brasil, o quarto na América Latina, e o 59° no mundo, distribuídos em 22 países participantes.
São vários outros instrumentos de proteção do patrimônio natural e cultural e de gestão dos territórios especiais presentes na região de Diamantina que enfatizam sua importância ecológica e cultural, bem como aponta para possibilidades de desenvolvimento de atividades ligadas ao turismo. Mas também é preciso nos atentarmos para os territórios desprotegidos dessa região, onde a mineração, a monocultura de eucalipto, o agronegócio e a especulação imobiliária avançam pressionando tais áreas como fronteiras para o avanço do capital. Desta forma, frisa-se a importância da atuação da UFVJM no território em que está inserida e a necessidade de contribuir de forma ainda mais assertiva na consolidação de pesquisas com maior embasamento teórico-prático e que sejam aplicadas, preferencialmente [mas não somente], ao contexto local e regional no que tange às problemáticas inerentes que permeiam o fenômeno do turismo em territórios que, mesmo protegidos legalmente, muitas vezes possuem uma pseudoproteção. Assim, o PPGTeTP busca não ignorar as realidades diversas e autênticas daqueles territórios que por não serem amparados juridicamente e/ou institucionalmente por tais processos de patrimonialização, exponencializam políticas públicas verticais que orquestraram possibilidades de desenvolvimento territorial de maneira complexa e contraditória. Portanto, o PPGTeTP busca contribuir para o avanço do conhecimento, da inovação e de suas interfaces com o bem-estar da sociedade, com a cultura, a inclusão social e o bem econômico, no que tange ao turismo e aos territórios protegidos.

LINHAS DE PESQUISA do PPGTTeP:

1) Turismo, Áreas Protegidas e Desenvolvimento Local
2) Patrimônio(s), Populações Tradicionais e Trabalho


Enfim, o PPGTTeP figura como oportunidade para todos aqueles que buscam uma formação acadêmica e profissional, de natureza crítica, ética, reflexiva e dialógica, para atuarem em órgãos públicos, privados e no terceiro setor no que tange a áreas naturais protegidas, povos e comunidades tradicionais, patrimônio, trabalho e turismo.

Critérios para Concessão de Bolsas

1° Os critérios apresentados aqui foram construídos com base nas diretrizes previamente estabelecidas pela comissão do processo seletivo do PPGTTeP no edital n. 34/2025.
2° As bolsas disponíveis serão concedidas aos candidatos sem vínculo empregatício por ordem decrescente de notas obtidas no processo seletivo. As demais bolsas, para a turma 2025/02, serão distribuídas de modo alternado entre as linhas de pesquisa, conforme estabelecido no supracitado edital. Para o próximo processo seletivo, a comissão de bolsas decidirá se manterá ou não esses critérios, dando a decisão a devida publicidade.
3° Tendo em vista ser o PPGTTeP um programa de mestrado novo, em que as cotas de bolsas ainda não estavam devidamente consolidadas, a comissão de bolsas, em conjunto com a coordenação do programa, decidiu que os primeiros colocados poderiam escolher a classe de bolsa a ser recebida: Cota Institucional ou Fapemig.
4° Esses critérios serão publicados na página oficial do programa

Nossos cursos

Turismo e Territórios Protegidos
Nível Mestrado | Nota: 3
  • Desde 04/08/2025
  • Créditos a serem cumpridos em disciplinas: 18
  • Créditos a serem cumpridos na elaboração do TCC: 0
  • Outros créditos: 0
  • Equivalência créditos-horas-aula: 15
  • Nossa localização

    PPGTTeP - UFVJM
  • Rodovia MGT 367 - km 583, 5000, Alto da Jacuba, Diamantina, MG, 39.100-000