Linha de pesquisa do PPGTTeP
Patrimônio(s), Populações Tradicionais e Trabalho
Esta linha de pesquisa terá como foco estudos e pesquisas relacionadas ao patrimônio, incluindo as abordagens histórico-cultural e natural, e sua relação com o desenvolvimento do turismo. Além disso, pretende-se incentivar o desenvolvimento de pesquisas relacionadas às populações tradicionais e suas relações com os territórios protegidos. É de interesse dessa linha, também, produzir investigações que busquem explorar a relação entre trabalho e turismo, na perspectiva psicossocial e da precarização laboral. Objetiva-se, ainda, fomentar estudos que explorem as dimensões de gênero, raça e classe dos territórios protegidos, ambiental e culturalmente, bem como investigações que se pautem por orientações teórico-metodológicas que visibilizem as populações que ocupam tradicionalmente tais territórios, a exemplo de estudos descoloniais.
Projeto de pesquisa associado 1/3Natureza: Pesquisa Ver o link
Estudos Sócio-Históricos e Ambientais em áreas protegidas e entorno
Este projeto integrador abarca investigações sociológicas e historiográficas sobre a formação social dos territórios protegidos. Mais precisamente, são de interesse do projeto estudos sobre história ambiental e econômica de territórios protegidos; sobre as práticas políticas, religiosas, culturais e de lazer que conformam o cotidiano e o passado de populações que vivem no interior e no entorno de áreas ambientalmente protegidas; e sobre as transformações derivadas da modernização de espaços sociais historicamente movidos por lógicas e sociabilidades rurais. A metodologia da investigação compreende, entre outras, as técnicas próprias da historiografia, caso da história oral e da pesquisa documental.
Projeto de pesquisa associado 2/3Natureza: Pesquisa Ver o link
Memória social, Patrimônios, Saberes Tradicionais e Sociabilidades Festivas
Este projeto integrador tem como objetivo central analisar os processos de construção da memória social mobilizados a partir do campo de ação do patrimônio. Constitui o foco analítico dessas pesquisas as disputas e controvérsias em torno de processos de patrimonialização do material e do imaterial, seus desdobramentos, ressonâncias, bem como os agentes envolvidos nesses fluxos, podendo ainda integrar a espacialização e a cartografia cultural como ferramentas analítico-metodológicas fundamentais para a visualização e interpretação das territorialidades relacionadas aos processos de patrimonialização. Dessa forma, buscaremos congregar interesses de pesquisa que se dediquem a investigar a relação entre patrimônios e questões urbanas; estratégias de descolonização de patrimônios e museus; disputas em torno de processos de patrimonialização da memória articuladas por movimentos sociais; museus comunitários; ações de patrimonialização de festas, celebrações e saberes; práticas de gestão de memórias sensíveis e difíceis; relações entre patrimônio e turismo, assim como o debate entre políticas públicas e o campo patrimonial. As metodologias empregadas combinam técnicas e estratégias diversas referidas à perspectiva antropológica e histórica.
Projeto de pesquisa associado 3/3Natureza: Pesquisa Ver o link
Trabalho em Territórios Protegidos
Investigações na interface entre trabalho e territórios protegidos, considerando a articulação de diferentes níveis de análise (micro, meso e macro) e o contexto sócio-histórico relacionados ao território, em uma perspectiva decolonial. O objetivo é contribuir teórica, crítica e reflexivamente para elucidar questões relacionadas aos desafios e possibilidades históricos e contemporâneos do trabalho em territórios protegidos com foco nas condições, centralidade e significados do trabalho, na saúde mental do/da trabalhador/a, no trabalho digno, na precarização do trabalho e de seu papel transformador do homem e da sociedade. Utilizam-se métodos e técnicas de pesquisa interpretativos e estatísticos.