Linha de pesquisa NUTRIÇÃO E PRODUÇÃO DE RUMINANTES - PPGZOO

Linhas de pesquisa

Linha de pesquisa do PPGZOO
NUTRIÇÃO E PRODUÇÃO DE RUMINANTES

Avaliação de alimentos, forragens e rações; processos fisiológicos; efeitos de ambiente, nutrição, manejo e cruzamentos na produção e reprodução animal; e avaliação de métodos de melhoramento genético para características de produção e reprodução.
  • Área de concentração: PRODUÇÃO ANIMAL
  • Início: 26/07/2007
  • Projeto de pesquisa associado 1/43
    ARRANJOS ESPACIAIS EM SISTEMAS SILVIPASTORIS: AVALIAÇÃO DOS COMPONENTES SOLO, ÁRVORE, PASTAGEM E ANIMAL
    No cenário mundial globalizado as questões ambientais têm assumido cada vez maior importância social e econômica. Nesse cenário, as empresas públicas ou privadas comprometidas com o desenvolvimento ecologicamente sustentado, destacam-se obtendo maior desempenho por adotarem modelos adequados de gestão ambiental, maior lucro e melhor imagem institucional. Neste sentido, é preocupação de alguns pesquisadores a busca por uma alternativa que consiga aliar a preservação ambiental, geração de renda aos produtores rurais, manutenção do homem no campo, melhores índices de produtividade e principalmente a sustentabilidade dos sistemas de produção. Assim, a adoção de sistemas silvipastoris, ou seja, a integração da floresta com a pecuária é uma alternativa de extrema relevância, não só pela diminuição dos custos de mão-de-obra despendida na manutenção e na proteção dos povoamentos, mas também pela otimização do uso do solo, permitindo a obtenção simultânea de produtos de origem vegetal e animal. Devido ao comportamento dinâmico destes sistemas, ou seja, as interações solo-pastagem-árvore-animal em função do tempo e, principalmente à grande estrutura demandada, torna-se de grande importância o desenvolvimento de pesquisas que visem avaliar arranjos espaciais do componente arbóreo e seus efeitos no desempenho da pastagem e consequentemente dos animais e na rentabilidade dos sistemas propostos..
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 2/43
    ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO E PRODUTIVIDADE DO CAPIM-BRAQUIÁRIA SOB DOSES DE NITROGÊNIO
    Objetivou-se, com este trabalho, avaliar as condições de recuperação de um pasto cultivado com Brachiaria decumbens Stapf por meio da da adubação nitrogenada. Para isso, serão realizadas avaliações dos atributos físicos do solo (densidade do solo, densidade de partículas, pressão de preconsolidação e resistência a penetração), da produção de matéria seca por hectare e da composição bromatológica das plantas (matéria seca, proteína bruta e fibra em detergente neutro).
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 3/43
    AVALIAÇÃO DA EMISSÃO DE METANO SEGUNDO O CONSUMO ALIMENTAR RESIDUAL DE ANIMAIS DA RAÇA NELORE DURANTE A FASE DE RECRIA A PASTO
    Avaliar o consumo e digestibilidade dos nutrientes da dieta e mensurar a emissão de metano de bovinos Nelore submetidos a diferentes planos nutricionais.
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 4/43
    AVALIAÇÃO DA INCLUSÃO DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS NA DIETA DE OVINOS CONFINADOS
    AVALIAÇÃO DA INCLUSÃO DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS NA DIETA DE OVINOS CONFINADOS
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 5/43
    AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SILAGEM COM ADIÇÃO DE FARELO DE CRAMBE E SEUS EFEITOS NO DESEMPENHO DE VACAS LEITEIRAS
    AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SILAGEM COM ADIÇÃO DE FARELO DE CRAMBE E SEUS EFEITOS NO DESEMPENHO DE VACAS LEITEIRAS
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 6/43
    AVALIAÇÃO DE ÍNDICES ECONÔMICOS DA BOVINOCULTURA DE LEITE E CORTE RELACIONADOS A ÍNDICES ZOOTÉCNICOS DE FAZENDAS EM MINAS GERAIS
    Objetiva-se com este projeto avaliar os custos e os indicadores de eficiência econômica de fazendas de Minas Gerais, e relacioná-los com os indicadores zootécnicos das mesmas, comparando também três metodologias do cálculo de custo de oportunidade da terra. Os dados estudados serão entre o período de janeiro de 2007 a dezembro de 2011. Os custos serão separados em duas estruturas: custo total, que envolve custo fixo e variável e custo de operacional. Para o cálculo da depreciação será utilizado o método linear e não será considerada a depreciação do rebanho produtivo nem da terra. O rateio de alguns custos em comum entre outras atividades com a pecuária leiteira, utilizará o índice percentual entre a área explorada com leite e a área das outras atividades Será feito cálculo da margem bruta, margem líquida, lucratividade, rentabilidade e ponto de equilíbrio. Constituirão os indicadores zootécnicos avaliados: produtividade por vaca em lactação; relação de vacas em lactação pelo total de vacas; taxa de lotação; produtividade da terra; produtividade da mão de obra; concentrado por litro de leite; índice de fertilidade; índice de fecundidade; idade ao primeiro parto e intervalo entre partos. Os índices zootécnicos e econômicos serão comparados por meio de análises descritivas, utilizando o aplicativo Excel, e agrupados em tabelas, objetivando uma melhor comparação, discussão e apresentação dos resultados..
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 7/43
    AVALIAÇÃO GENÉTICA DA EFICIÊNCIA REPRODUTIVA NAS PRINCIPAIS LINHAGENS DA RAÇA NELORE
    A busca por animais mais eficientes no rebanho bovino assume significativa importância em regiões de clima tropical e subtropical. Nos trópicos, a espécie Bos indicus representa a maior parte da população, com grande adaptação. Apesar disso, esses animais, segundo alguns autores, apresentam baixa Eficiência Reprodutiva (ER). Sendo assim, a melhoria das características reprodutivas das fêmeas torna-se fundamental para o sucesso na criação de bovinos de corte, considerando-se que a matriz deverá produzir um bezerro saudável a cada ano, na tentativa de alcançar uma maior produtividade, competitividade e eficiência, otimizando a produção (Azevedo et al., 2006). Entretanto, segundo Azevedo et al. (2004) é necessário maior conhecimento dos índices produtivos e reprodutivos, uma vez que a bovinocultura no mundo globalizado deve ser eficiente, o que pode ser medido pela relação custo/benefício. Neste sentido, objetiva-se com este estudo analisar Geneticamente os índices reprodutivos, das matrizes Nelore que tenham participado do Controle do Desenvolvimento Ponderal (CDP) nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do sul e Bahia. Serão estudadas as características: idade ao primeiro parto (IPP), intervalo entre partos (IEP), eficiência reprodutiva (ER), habilidade materna mais provável (HMMP), precocidade, rusticidade e sobrevivência (PRS) e índice de produtividade total (IPT). As estimativas dos parâmetros genéticos e valores genéticos serão calculados pelo programa MTDFREML ou WOMBAT (Meyer, 2006 e Boldman, et al 1995). Serão realizadas análises das tendências anuais e dos valores genéticos das matrizes. Complementarmente será realizado um estudo, utilizando técnicas de analise multivariadas, para obter o perfil de agrupamento das diferentes matrizes de parentesco..
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 8/43
    AVALIAÇÃO GENÉTICA PARA CONFORMAÇÃO E PESOS CORPORAIS EM BOVINOS DA RAÇA GUZERÁ
    O melhoramento genético animal pode ser alcançado utilizando diferentes tecnologias. Uma das metodologias adotadas pelo Programa de Melhoramento Genético dos Zebuínos (PMGZ) é a avaliação por meio dos escores, EPMURAS, que visa padronizar o critério de avaliação através de metodologia bem definida, fazendo-se uma análise da estrutura corpora (E), precocidade (P), musculosidade (M), umbigo (U), características raciais ®, aprumos (A), sexualidade (S). Com o objetivo de estimar a herdabilidade e as correlações genéticas entre características de conformação (a EPMURAS) e os pesos corporais as idades padrão de bovinos da raça Guzerá, serão realizadas análises com dados cedidos pela ABCZ, das regiões de Minas Gerais (MG), São Paulo (SP), Goias (GO), Mato Grosso do Sul (MS), Rio de Janeiro (RJ). As informações utilizadas serão as de pesos corporais ao nascimento, aos 120 dias de idade, ao desmame (205 dias), ao ano (365 dias), peso aos 450 dias e ao sobreano (550 dias) com suas respectivas avaliações visuais (EPMURAS), feitas para cada individuo as mesmas idades que os pesos tenham sido mensurados. Será determinado após o recebimento dos dados o grupo de contemporâneos e feito à consistência dos dados que será feito através do Programa SAS. Os parâmetros genéticos serão estimados pela metodologia da máxima verossimilhança utilizando o software Wombat, usando o modelo animal. Palavra Chave: biotipo, parâmetros genéticos, Guzerá, características morfológicas, gado de corte
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 9/43
    BEBIDA LÁCTEA FERMENTADA ELABORADA COM CAMELLIA SINENSIS
    A presente pesquisa será conduzida com o objetivo de se desenvolver e caracterizar bebida láctea fermentada formulada com Camellia sinensis.
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 10/43
    CARACATERÍSTICAS DE MÚSCULOS DE GRUPOS GENÉTICOS DE BOVINOS TERMINADOS EM CONFINAMENTO
    A presente pesquisa tem por objetivo caracterizar a carne de diferentes grupos geneticos de bovinos terminados em confinamento.
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 11/43
    CARACTERIZAÇÃO DA PECUÁRIA LEITEIRA NO MUNICÍPIO DE DIAMANTINA-MG DIAMANTINA - MG 2013
    Objetivou-se realizar análise – diagnóstico da atividade leiteira do município de Diamantina – MG. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 43 produtores de leite, que depositam o produto em tanques de expansão na área de abrangência do município de Diamantina-MG, que representa a população de produtores formais. Verificou-se que 41,4% dos animais não apresentam padrão racial definido. A produção média diária de leite, por rebanho, é influenciada, diretamente, pela sazonalidade, variando entre 20 litros/dia na época seca até 30 litros/dia no período das águas. O manejo sanitário do rebanho é satisfatório, sendo que, cerca de 85% são devidamente vacinados e vermifugados. Já o manejo no reprodutivo predomina a monta não controlada (82,1%), com reprodutores provenientes de diferentes cruzamentos e com grau de sangue variado. Quanto ao nível tecnológico, observou-se que há demanda por melhoria na infraestrutura, acesso a tecnologia e aumento de assistência técnica. O perfil do produtor caracteriza-se pela predominância da agricultura familiar, que tem a pecuária de leite como principal atividade nas propriedades (87,7%). A implantação dos tanques de expansão representou um ganho na atividade pecuária visto que 47,7% dos produtores se inseriram na atividade, influenciados, diretamente, pela garantia de comercialização do leite, mediante a instalação dos tanques. Concluiu-se que a implantação dos tanques de expansão motivou produtores a ingressar na atividade e perceber que a atividade leiteira representa uma fonte mensal de renda familiar. A pecuária leiteira apresenta evidente potencial de expansão no município de Diamantina-MG, com implantação de novas tecnologias adaptadas a região, melhoria da assistência técnica, implementação de políticas públicas voltadas para a pecuária.
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 12/43
    CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO LEITE E SEUS DERIVADOS
    Este projeto tem pesquisa tem por objetivo geral a pesquisa de qualidade do leite e seus derivados
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 13/43
    COMPORTAMENTO INGESTIVO DE BOVINOS LEITEIROS ALIMENTADOS COM FARELO DE CRAMBRE
    Estudar os efeitos da utilização de farelo de crambe em substituição ao farelo de soja sobre o comportamento ingestivo de bovinos leiteiros. Foram utilizados quatro machos castrados Holandês x Zebu, fistulados no rúmen, com peso vivo médio de 664 kg, distribuídos em delineamento quadrado latino 4 x 4. Os tratamentos consistiram em quatro dietas isoproteicas e isoenergéticas, formuladas com relação volumoso:concentrado 60:40 com base na matéria seca (MS). O volumoso foi composto de silagem de milho (51% MS) e feno de Tifton (49% MS), e o concentrado formulado com níveis crescentes de substituição do farelo de soja pelo farelo de crambe em 0%, 2,8%, 6,4% e 11,0% na MS da dieta. O comportamento ingestivo foi avaliado através do método direto de avaliação visual, em intervalos de 10 minutos, durante períodos de 24 horas. Registrou-se a frequência de alimentação, ruminação e ócio e a posição do animal (em pé ou em decúbito). As variáveis em pé e em decúbito não diferiram entre os tratamentos, assim como os tempos gastos em alimentação, ruminação e ócio. O consumo de matéria seca e de FDN expressos em g/dia e gFDN/dia respectivamente, a eficiência de ruminação expressa em gMS/min, a eficiência de ruminação expressa em gFDN/dia e o tempo de mastigação total não diferiram significativamente. No entanto, a eficiência de alimentação (gMS/min) variou de forma linear decrescente com a inclusão do farelo de crambe. Os períodos do dia influenciaram todas as atividades. O maior tempo de alimentação foi observado nos períodos após o fornecimento da dieta e a maior atividade de ruminação foi verificada no período noturno. A substituição de farelo de soja por farelo de crambe não afetou o comportamento ingestivo, exceto para o parâmetro eficiência de alimentação. Neste sentido, considerando o comportamento ingestivo, recomenda-se a substituição do farelo de soja por farelo de crambe para alimentação de bovinos leiteiros.
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 14/43
    COMPOSIÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DO LEITE CRU E MATURAÇÃO DO QUEIJO MINAS ARTESANAL PRODUZIDO NA REGIÃO DO SERRO, MINAS GERAIS
    A presente pesquisa tem por objetivo determinar a composição físico-química e microbiológica do leite cru e maturação do queijo Minas artesanal produzido na Região do Serro, Minas Gerais.
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 15/43
    CONFINAMENTO DE BOVINOS UTILIZANDO PONTA DE CANA EM SUBSTITUIÇÃO à CANA DE AÇÚCAR
    Objetiva-se com este trabalho avaliar o efeito da substituição da cana-de-açúcar por ponta de cana-de-açúcar e a relação volumoso: concentrado, sobre o consumo, desempenho e características de carcaça de novilhos zebuínos confinados. Os experimentos serão conduzidos na Fazenda Experimental do Moura, no município de Curvelo, MG. Serão utilizados 96 animais (48 por confinamento) com idade média de 20 meses e peso inicial médio de 380 kg, confinados por um período de 112 dias sendo 28 de adaptação e 84 de coleta . As dietas serão formuladas de acordo com o NRC (2000) para ganhos de 1,3 kg. Será mantida uma relação volumoso:concentrado de 40:60 no primeiro experimento e de 20:80 no segundo experimento, sendo que as variações nos tratamentos consistirão na inclusão de 0%, 33,3%, 66,6% ou 100% de ponta de cana em substituição da cana-de-açúcar. Será determinado o consumo de matéria seca médio e o ganho de peso médio a cada 28 dias. Serão tomadas medidas de área de olho de lombo (AOL), espessura da camada de gordura subcutânea (ECG) por meio de ultrassonografia. Os animais serão abatidos em frigorífico comercial onde serão avaliadas as características de carcaça. Após o resfriamento serão tomadas as medidas de AOL e EGS na região entre a 9ª e 11ª costela, de onde serão coletadas amostras do Longissimus dorsi para análise da qualidade de carne. O delineamento experimental será inteiramente casualizado (DIC) e as análises realizadas por meio do software estatístico SAS (1999)..
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 16/43
    CONSORCIAÇÃO ENTRE GRAMÍNEA E LEGUMINOSAS FORRAGEIRAS EM SISTEMA SILVIPASTORIL: AVALIAÇÃO AGRONÔMICA, NUTRICIONAL, RELAÇÕES LUMINOSAS E FIXAÇÃO BIOLÓGICA DE NITROGÊNIO
    O uso de sistemas silvipastoris pode promover condições microclimáticas favoráveis à manutenção de stands adequados da leguminosa forrageira no consórcio e até aumentar a produção de forragem. Assim, sob condições favoráveis à sua persistência, as leguminosas forrageiras podem realizar maior fixação de nitrogênio e aumentar a sustentabilidade da pastagem por meio da reposição das quantidades extraídas e perdidas deste nutriente, que é extremamente limitante a produção forrageira. Portanto, objetiva-se com este projeto, avaliar o efeito do sistema de cultivo, em pleno sol ou em SSP, sobre a composição botânica, composição morfológica, persistência, produtividade e valor nutritivo de pastagem de capim-marandu (Brachiaria brizantha cv. Marandu) consorciada com as leguminosas forrageiras Stylozanthes capitata Stylozanthes macrocephala cv. Campo Grande e Desmodium ovalifolium cv. Itabela em diferentes épocas do ano. Também pretende-se caracterizar e relacionar o perfil da irradiância espectral com o desempenho dos componentes das pastagens nos diferentes consórcios e avaliar o potencial de fixação biológica de nitrogênio pelos diferentes consórcios por meio da metodologia da abundância natural do 15N. Como produtos deste trabalho, espera-se a geração de conhecimentos sobre de estratégias eficientes de manejo de consórcios entre gramínea e leguminosas forrageiras em sistemas silvipastoris, bem como o potencial de fixação de nitrogênio das leguminosas consorciadas em sombreamento..
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 17/43
    CONSUMO DE FORRAGEM E PRODUÇÃO DE LEITE DE VACAS MESTIÇAS EM PASTAGEM DE CAPIM-XARAES
    Objetivou-se, com este trabalho, avaliar a influência de duas estratégias de pastejo de lotação intermitente, dias fixos de rebrotação (24 dias) e com desfolhação aos 95% de IL sobre o consumo de forragem e produção do leite de vacas mestiças Holandês x Zebu, manejadas em pasto de capim-xaraés. O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental do Moura, localizada no Município de Curvelo, Minas Gerais. Ambas as estratégias de pastejo avaliadas (dias fixos e 95% de IL), foram constituídas por 9 piquetes de aproximadamente 3000 m², nos quais os animais foram manejados por meio do método de pastejo de lotação intermitente. Foram utilizadas oito vacas lactantes como animais-teste, em quatro ciclos de pastejo. O óxido crômico foi utilizado como indicador externo e como indicador interno. Foram utilizados a fibra insolúvel em detergente ácido indigestível (FDAi) e a fibra em detergente neutro indigestível (FDNi), para determinação do consumo da MS da forragem. Para isto foram utilizadas amostras do pasto ingerido (extrusa ruminal e pastejo simulado). Para avaliação da produção de leite, foi utilizado o delineamento em Change-over, com efeitos de períodos e para consumo de matéria seca foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado em arranjo fatorial 2 x 3 x 4, sendo duas estratégias de pastejo, três dias de ocupação e quatro repetições (animais). As estratégias de manejo influenciaram a disponibilidade de massa de forragem pré-pastejo, com médias de 715,6 e 566,4 Kg de MS/ha para IL 95% e DF, respectivamente. Esta diferença entre os tratamentos foi obtida sem que a duração média dos ciclos fosse afetada, 27,3 e 27 dias para IL e DF, respectivamente, fato este que proporcionou o incremento de 26,3% na disponibilidade de forragem apenas com a estratégia de pastejo que preconiza os aspectos fisiológicos da planta para colheita. O acréscimo na produção de forragem do tratamento baseado em 95% de IL em comparação ao tratamento DF resultou em aumento de 11,4% na taxa de lotação (4,14 e 3,72 UA/ha, respectivamente). A produção individual das vacas e a produção individual corrigida para 3,5% de gordura não foram afetadas pelas estratégias de pastejo. A produção de leite por unidade de área (kg/ha/dia) foi superior (P<0,05) para o manejo IL, que apresentou 55,75Kg em relação ao manejo DF com 49,44Kg. O consumo de forragem não foi alterado pelas estratégias de pastejo. A estratégia de pastejo 95% de IL proporcionou maior taxa de lotação e maior produção de leite por área. O dia de ocupação no piquete altera o consumo de matéria seca e a produção de leite corrigida para 3,5% de gordura.
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 18/43
    CULTIVO DE MILHO E RENOVAÇÃO DE PASTO EM SISTEMAS SILVIPASTORIS
    Avaliar a produtividade de milho para ensilagem e grão cultivado em consórcio com forrageira sob dois espaçamentos (12 x 2 e 12 x 4) de eucalipto estabelecido há cinco anos; Avaliar a recuperação do pasto de Brachiaria brizantha cv. Marandu em consórcio com o milho e eucalipto estabelecido há cinco anos; e Estudar o estabelecimento e efeito do sombreamento de eucalipto na produção e no valor nutritivo do capim-marandu manejado com 30 cm no pré-pastejo e com duas alturas de resíduo pós-pastejo (50 e 70% da altura de entrada)..
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 19/43
    DESEMPENHO PRODUTIVO DE BOVINOS ALIMENTADOS COM DIETAS CONTENDO CANA-DE-AÇUCAR COM DIFERENTES NIVEIS DE CONCENTRADO
    Foram avaliados o consumo, as digestibilidades totais e ruminais e as taxas de digestão (kd) e de passagem (kp) ruminal dos nutrientes de dietas constituídas de cana-de-açúcar in natura e diferentes níveis de concentrado, bem como o pH e a concentração de amônia ruminal e a eficiência microbiana. Foram utilizados cinco bovinos mestiços Holandês-Zebu, machos castrados, fistulados no rúmen, com peso corporal (PC) médio inicial de 300 ± 50 kg, distribuídos em delineamento experimental em quadrado latino 5 x 5 balanceado para efeito residual. O experimento foi constituído de cinco períodos experimentais, com duração de dezesseis dias cada um, sendo oito dias destinados à adaptação dos animais às dietas e os outros oito para a realização das coletas. As dietas experimentais foram constituídas de: 1) 100% cana-de-açúcar in natura (CA); 2) 80% de CA + 20% de concentrado (C); 3) 60% de CA + 40% de C; 4) 40% de CA + 60% de C e 5) 20% de CA + 80% de C. A cana-de-açúcar foi corrigida com ureia/sulfato de amônio (ureia/SA), na proporção de 9:1, sendo as dietas isoproteicas (aproximadamente 12% de PB na base da MS). Os dados foram analisados utilizando o procedimento MIXED do SAS (versão 9.1), utilizando-se análise de regressão e 5% como nível crítico de probabilidade para o erro tipo I. O consumo de matéria seca (MS), expresso em kg/dia ou g/kg de peso corporal foi influenciado (P<0,05) pelos níveis de concentrado, estimando-se consumo máximo com 63,61 e 75,04%, respectivamente. Os demais consumos calculados em kg/dia também foram influenciados (P<0,05) pelos níveis de concentrado, estimando-se consumos máximos com 63,21; 63,78; 53,14; 64,31; 32,49; 88,47 e 55,46% de concentrado na dieta, para MO, PB, FDNcp, NDT, FDNi, FDNcpD e CNF, respectivamente. O ponto de máximo para as variáveis expressas em g/kg de peso corporal foi obtido com 56,94; 33,25 e 63,93% de concentrado para FDNcp, FDNi e NDT, respectivamente. O Pool (kg/dia) foi aumentado linearmente à medida que se elevou os níveis de concentrado para MS, PB, MO e CNF. Comportamento similar foi observado para ki (h-1) da MS, PB, MO, FDNcp e CNF. As taxas de digestão (kd h-1) da MS, MO e FDNcp e a taxa de passagem (kp h-1) da PB, aumentaram linearmente com a elevação dos níveis de concentrado na dieta. Estimaram-se máximos fluxos omasais (kg/dia) com 52,22; 51,78; 80,83 e 31,45% de concentrado na dieta, respectivamente, para MS, MO, CNF e FDNi. As digestibilidades aparentes (DA) da MS, EE e CNF também foram influenciadas pelos níveis de concentrado na dieta. As digestibilidades ruminais da MS e FDN aumentaram linearmente (P<0,05) com a adição de níveis crescentes de concentrado . A eficiência microbiana calculada a partir dos derivados de purina na urina não foi influenciada (P>0,05) pelos níveis de concentrado na dieta. Houve interação entre tempo e tratamento para o pH ruminal. Para cada tratamento, os valores de pH no líquido ruminal apresentaram comportamento quadrático em função do tempo, estimando-se valores mínimos de 6,83; 6,78; 6,55; 6,76 e 6,36 nos tempos de 11,29; 8,26; 11,62; 11,09 e 10,31 horas após a alimentação para as dietas contendo 0, 20, 40, 60 e 80 % de concentrado, respectivamente. Não houve efeito de interação entre tratamento e tempo e tampouco de tratamento (P>0,05) sobre a concentração de N-NH3/100 mL. Mas foi observado efeito quadrático de tempo após a alimentação (P<0,05), sobre esta variável estimando-se concentração mínima de 9,64 mg de N-NH3 /100 mL às 15,9 horas após
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 20/43
    DESEMPENHO PRODUTIVO E COMPORTAMENTO DE BEZERRAS NELO RE EM SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA, PECUÁRIA E FLORESTA EM DIFERENTES PERÍODOS DO ANO
    Nos últimos anos, é crescente a preocupação com as formas de produção na bovinocultura de corte, principalmente no que diz respeito ao bem estar animal. Em regiões de clima quente, a produção bovina sob condições de pasto pode ser melhorada com o uso da sombra. A utilização dos sistemas integrados vem sendo aplicada com o intuito de aumentar a produtividade de forma sustentável, viabilizando a produção de carne em uma mesma área. Esses sistemas melhoram o desempenho e o conforto dos animais, proporcionados pelo componente arbóreo, atendendo as novas exigências do mercado. O experimento será conduzido na Embrapa Gado de Corte, Campo Grande-MS, em uma área experimental de 18 ha constituída de sistemas integrados de lavoura, pecuária e floresta com pastagem de capim-piatã e árvores de eucalipto em diferentes densidades. O objetivo do experimento será avaliar o desempenho animal e correlacionar o comportamento com os índices de conforto térmico dos sistemas integrados (ITGU, ITU e CTR). Para as variáveis ganho de peso diário (GMD), taxa de lotação (LOT) e ganho de peso por área (GPA) será adotado o delineamento em blocos casualizados (DBC) em esquema de parcelas subdivididas no tempo e duas repetições. Os tratamentos da parcela correspondem a um fatorial 3x2, sendo três sistemas integrados (iLP iLPF-14 e iLPF-22) e duas alturas de pastejo (alto e baixo). As subparcelas corresponderão aos meses (agosto, outubro e dezembro). Na avaliação do comportamento, o delineamento adotado será o delineamento em blocos casualizados (DBC) em esquema de parcelas subsubdivididas no tempo e duas repetições. Os tratamentos da parcela corresponderão a um fatorial 3x2, sendo três sistemas integrados (iLP, iLPF-14, iLPF-22) e duas alturas de pastejo (alto e baixo). As subparcelas corresponderão aos meses (agosto, outubro e dezembro) e as subsubparcelas aos períodos do dia (manhã, das 7h00 às 12h00 e tarde, das 12h01min às 17h00). Serão utlilizados dois animais teste por piquete para observaç.
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 21/43
    DESEMPENHO PRODUTIVO E COMPORTAMENTO DE BEZERRAS NELORE EM SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA, PECUÁRIA E FLORESTA EM DIFERENTES PERÍODOS DO ANO.
    Nos últimos anos, é crescente a preocupação com as formas de produção na bovinocultura de corte, principalmente no que diz respeito ao bem estar animal. Em regiões de clima quente, a produção bovina sob condições de pasto pode ser melhorada com o uso da sombra. A utilização dos sistemas integrados vem sendo aplicada com o intuito de aumentar a produtividade de forma sustentável, viabilizando a produção de carne em uma mesma área. Esses sistemas melhoram o desempenho e o conforto dos animais, proporcionados pelo componente arbóreo, atendendo as novas exigências do mercado. O experimento será conduzido na Embrapa Gado de Corte, Campo Grande-MS, em uma área experimental de 18 ha constituída de sistemas integrados de lavoura, pecuária e floresta com pastagem de capim-piatã e árvores de eucalipto em diferentes densidades. O objetivo do experimento será avaliar o desempenho animal e correlacionar o comportamento com os índices de conforto térmico dos sistemas integrados (ITGU, ITU e CTR). Para as variáveis ganho de peso diário (GMD), taxa de lotação (LOT) e ganho de peso por área (GPA) será adotado o delineamento em blocos casualizados (DBC) em esquema de parcelas subdivididas no tempo e duas repetições. Os tratamentos da parcela correspondem a um fatorial 3x2, sendo três sistemas integrados (iLP iLPF-14 e iLPF-22) e duas alturas de pastejo (alto e baixo). As subparcelas corresponderão aos meses (agosto, outubro e dezembro). Na avaliação do comportamento, o delineamento adotado será o delineamento em blocos casualizados (DBC) em esquema de parcelas subsubdivididas no tempo e duas repetições. Os tratamentos da parcela corresponderão a um fatorial 3x2, sendo três sistemas integrados (iLP, iLPF-14, iLPF-22) e duas alturas de pastejo (alto e baixo). As subparcelas corresponderão aos meses (agosto, outubro e dezembro) e as subsubparcelas aos períodos do dia (manhã, das 7h00 às 12h00 e tarde, das 12h01min às 17h00). Serão utlilizados dois animais teste por piquete para observação do comportamento Os dados serão submetidos a análise de variância e teste de médias.
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 22/43
    DESEMPENHO, CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA E DA CARNE DE BOVINOS CONFINADOS DE DIFERENTES GRUPOS GENÉTICOS
    Avaliaram-se as características de desempenho de 48 bovinos inteiros dos grupos genéticos Guzerá, F1Guzerá x Holandês (Guzolando), F1 Guzerá x Nelore (Guzonel) e F1 ½ Simental + ¼ Guzerá + ¼ Nelore (Tricross) com idade média de vinte meses e peso corporal médio de 386,45 ± 9,7 kg; 395,25 ± 14,2 kg; 435,07 ± 20,5 kg e 461,59 ± 11,7 kg, respectivamente. Os animais foram confinados por 83 dias, com dieta a base de silagem de sorgo e o concentrado (50: 50). O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado. Os animais Guzolando apresentaram ganho de peso diário semelhante ao dos grupos Tricross e Guzerá e superior aos animais Guzonel. Os animais Guzonel apresentaram menores ganhos de peso total, porém não houve diferença na eficiência alimentar e conversão alimentar entre os grupos. O consumo de matéria seca foi menor para o grupo Guzerá e igual entre os demais grupamentos; o consumo de matéria seca em relação ao peso corporal foi menor no grupo Tricross. Para as características de carcaça, foram abatidos dezoito animais, sendo seis Guzolando, seis Guzonel e seis Tricross. O grupo Tricross apresentou melhor eficiência biológica (EB) e maior ganho de peso de carcaça do que os demais grupos genéticos. O rendimento de carcaças quente e fria foi menor para o grupo Guzolando e semelhante entre os grupos Tricross e Guzonel. Não houve diferença entre os grupos para as perdas por resfriamento e proporção do traseiro. O grupo Tricross apresentou maiores rendimentos de costela e contrafilé e menores para o de filé mignon que os demais grupos. O grupo Guzonel foi superior para os rendimentos de alcatra completa e alcatra. Houve semelhança entre os grupos para os rendimentos dos cortes fraldinha, coxão, maminha, lagarto e picanha. Para os componentes não integrantes da carcaça, o grupo Guzonel apresentou maior rendimento de couro; o Guzolando, maior rendimento de fígado e o Tricross, menor rendimento de patas. Não houve diferença no rendimento de cabeça, língua, pulmão e traquéia, baço, coração e rabo entre os grupos genéticos. Para qualidade da carne, a análise das variáveis foi feita em amostras do Longíssimus dorsi retirados entre a 12a e a 13a costela de cada animal. Os animais Tricross apresentaram maior área de olho-de-lombo e profundidade do que os demais cruzamentos, não havendo diferença no comprimento entre os grupos genéticos e na espessura de gordura subcutânea. A força de cisalhamento foi maior para os animais Guzonel comparada aos Guzolando, entretanto foi semelhante aos animais Tricross. Os valores para pH, capacidade de retenção de água e características de coloração da carne foram semelhantes entre os grupos genéticos. Os animais do grupo Tricross foram mais eficientes em direcionar alimentos em carcaça. Os grupos foram equivalentes em produzir cortes cárneos de valor comercial e nos componentes não-integrantes de carcaça, porém os animais Guzolando apresentaram a carne mais macia.
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 23/43
    DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE QUEIJOS PRODUZIDOS A PARTIR DO LEITE BOVINO E INCORPORADOS POR DOCE EM PASTA DE GOIABA E BANANA
    Projeto aprovado Edital FAPEMIG 01/2011 (Demanda Universal). Processo N CAG-APQ-00049-11. Apoio a pesquisa: R$12.212,18.
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 24/43
    DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE UM PRODUTO DE CARNE BOVINA TIPO "HAMBURGÚER' INCORPORADO DE BATATA BAROA (ARRACAICA XANTHORRHIZA) INHAME (DIOSCOREA SP.) E MANDIOCA (MANINHOT ESCULENTA)
    Na formulação do hambúrguer, pode-se utilizar matérias-primas não cárneas, desde que preservado o quantitativo mínimo proteico. Entende-se, portanto, este produto como potencial veiculador de outros ingredientes, os quais poderiam melhorar a sua composição e estrutura e, até mesmo, valorizar produtos de outras cadeias produtivas, como a mandioca. Esta se trata de uma cultura economicamente importante, a qual acumula amido em suas raízes tuberosas, sendo de grande importância à nutrição humana e ao processamento agroindustrial. O objetivo dessa pesquisa é desenvolver e caracterizar produto tipo hambúrguer, elaborado com carne bovina e pasta de mandioca.
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 25/43
    DIAGNÓSTICO E ESTABELECIMENTO DE ESTRATÉGIA DE SUPLEMENTAÇÃO VOLUMOSA PARA REBANHOS LEITEIROS EM PROPRIEDADES AGRÍCOLAS FAMILIARES PRODUTORAS DE QUEIJO MINAS, NO MUNICÍPIO DE DATAS, MG
    O presente projeto vem de encontro ao fortalecimento do trabalho em equipe, por meio da formação de redes de trabalho junto às entidades e instituições que trabalham no setor rural do Alto Jequitinhonha, promovendo melhorias na cadeia produtiva do leite. Para isso, houve o encaminhamento `à FAPEMIG da solicitação (APQ-03043-12 Estratégias de suplementação volumosa para rebanhos leiteiros em propriedades agrícolas familiares com o objetivo de melhorar a qualidade do Queijo Minas, no município de Datas, MG) para captação de recursos, visando dar continuidade a este projeto e estabelecer um plano de extensão dentro do Departamento de Zootecnia da UFVJM, junto às propriedades rurais de caráter familiar. Por fim, neste projeto de extensão em interface com a pesquisa serão conjuntamente trabalhados importantes aspectos para o desenvolvimento da atividade de pecuária leiteira: organização comunitária, produção de alimentos com bom nível nutricional, manejo animal e aspectos relacionados à comercialização, fatores estes considerados como ponto de estrangulamento da cadeia produtiva..
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 26/43
    ESTIMATIVAS DE PARÂMETROS GENÉTICOS PARA HABILIDADE DE PERMANÊNCIA NO REBANHO E SUAS ASSOCIAÇÕES COM CARACTERÍSTICAS DE INTERESSE ECONÔMICO EM VACAS HOLANDESAS
    O sucesso da bovinocultura leiteira está diretamente ligado às características produtivas e reprodutivas dos animais. A produção de leite tem sido a característica mais enfatizada nos programas de seleção para bovinos leiteiros, porém trabalhos têm mostrado declínio na eficiência reprodutiva e na característica de longevidade nos rebanhos que estão sob seleção para maior produção. Como o baixo desempenho reprodutivo das vacas influencia a quantidade de leite produzido por dia de vida produtiva, isso afeta diretamente a rentabilidade e a longevidade dos animais do rebanho. Com isso o enfoque que se dá neste projeto está relacionado àquelas características de importância econômica para a pecuária leiteira, como características produtivas, reprodutivas e habilidade de permanência da vaca no rebanho, bem como estudar as associações genéticas entre elas. Desta forma, pretende-se estimar os parâmetros genéticos para as características produção de leite, produção de gordura e de proteína do leite, idade ao primeiro parto, intervalo de parto, habilidade de permanência no rebanho ( stayability ). Para isso serão utilizados dados cedidos pela ABCBRH, contendo informações de animais distribuídas em todo território nacional. As análises preliminares para consistência dos dados e formação dos grupos contemporâneos serão realizadas através do software Statistical Analysis System (SAS, 2002). A estimação dos componentes de co-variância e dos parâmetros genéticos será realizada utilizando-se abordagem Bayesiana, por meio do programa MTGSAM (Multiple Trait Gibbs Sampling in Animal Models)..
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 27/43
    ESTRATÉGIAS DE MANEJO DE PASTEJO INTERMITENTE PARA CAPIM-XARAÉS: CONSUMO DE MATÉRIA SECA, PRODUÇÃO E QUALIDADE DO LEITE
    Estratégias de manejo de pastejo intermitente para capim-xaraés: consumo de matéria seca, produção e qualidade do leite
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 28/43
    ESTUDO GENÉTICO DE CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS EM BOVINOS DA RAÇA NELORE UTILIZANDO MODELOS LINEARES GENERALIZADOS MISTOS
    Na pecuária de corte, algumas características que se apresentam como alternativas para melhorar a produção de carne, qualidade da carcaça e precocidade de terminação são quantificadas através de avaliações visuais por escores. Portanto, metodologias de avaliação genética devem ser adequadas para estas características, que são expressas numa escala discreta. Muitos estudos têm sido conduzidos com o objetivo de identificar a metodologia de avaliação genética mais indicada para características de escores visuais e verificar se há variabilidade genética suficiente para se obter resposta à seleção. Estes trabalhos tem-se baseado nas metodologias de modelos lineares mistos clássicos e modelo de limiar (threshold). O objetivo deste estudo é determinar a eficiência do modelo linear generalizado misto em relação aos modelos de limiar (threshold) e linear misto clássico, na estimação de parâmetros genéticos e predição de valores genéticos em características de escores visuais.
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 29/43
    EXPRESSÃO DO GENE LEPTINA E AS SUAS RELAÇÕES COM AS CARACTERÍSTICAS DE DESENVOLVIMENTO CORPORAL EM ANIMAIS DA RAÇA NELORE COM ALTO E BAIXO CONSUMO ALIMENTAR RESIDUAL (CAR).
    A maioria dos programas de melhoramento de bovinos de corte enfatiza a seleção para o aumento de peso e ganho de peso a diversas idades aumentando assim a exigência de mantença dos animais. A utilização do CAR (Consumo Alimentar Residual) como critério de seleção de animais proporciona a identificação de animais de menor consumo e menor exigência de mantença. A utilização da seleção para animais de diferentes faixas de CAR proporciona a identificação de animais mais eficientes sem que ocorra uma seleção concomitante para maior ganho de peso e maior peso a idade adulta. O desempenho de bovinos em relação ao seu desempenho produtivo relacionado a características produtivas (rendimento em carcaça, ganho de peso, precocidade e a qualidade de sua carne) dependerá da combinação dos fatores genéticos e ambientais que afetam diretamente a precocidade no acabamento do animal. As diferenças na composição corporal que os animais apresentam implicam em exigências nutricionais diferentes, que influenciarão diretamente no custo com a alimentação na fase de terminação. A eficiência na utilização de alimentos é influenciada pela composição corporal, e esta, pela predisposição genética do animal. As diferenças ocorridas nas exigências para mantença e para ganho de peso de animais do mesmo peso refletem as diferenças genéticas, e estão intimamente relacionadas à composição do corpo vazio do animal. O efeito da leptina na regulação do consumo de alimentos tem conduzido a hipótese de que o hormônio leptina é o regulador de todo balanço energético em animais normais. A expressão do gene e a posterior secreção da leptina estão correlacionadas com a massa de gordura corporal e são imensamente afetados por alterações na ingestão de alimentos. Dessa forma, avaliar a relação entre o consumo alimentar residual e os níveis de leptina resultaria em valiosa compreensão sobre a ação deste hormônio no crescimento animal.
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 30/43
    FARELO DE CRAMBE (CRAMBE ABYSSINICA) EM SUBSTITUIÇÃO AO FARELO DE SOJA NA ALIMENTAÇÃO DE BOVINOS LEITEIRO
    A produção de Biodiesel tem gerado potenciais subprodutos para a alimentação de ruminantes. Estes subprodutos caracterizam-se como concentrados protéicos, pelo fato de serem provenientes de sementes de oleaginosas. A possível substituição do Farelo de Soja por subprodutos da agroindústria do Biodiesel pode favorecer a redução do custo com a alimentação em ruminantes. No entanto, poucas são as informações sobre a utilização e a presença de fatores antinutricionais nestes subprodutos na literatura. Entre estes, encontra-se o Farelo de Crambe, planta oleaginosa da família Brassicaceae. Neste projeto será avaliada a substituição do Farelo de Soja pelo Farelo de Crambe em dietas de bovinos de corte, através do consumo, digestibilidade, desempenho animal, metabolismo ruminal do nitrogênio, taxa de passagem da fase sólida e da fase líquida e do efeito sobre os hormônios tireoideanos, este último devido a possível presença do fator antinutricional glicosinolato em níveis consideráveis no subproduto..
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 31/43
    FARELO DE CRAMBE (CRAMBE ABYSSINICA) EM SUBSTITUIÇÃO AO FARELO DE SOJA NA ALIMENTAÇÃO DE BOVINOS LEITEIRO
    A produção de Biodiesel tem gerado potenciais subprodutos para a alimentação de ruminantes. Estes subprodutos caracterizam-se como concentrados protéicos, pelo fato de serem provenientes de sementes de oleaginosas. A possível substituição do Farelo de Soja por subprodutos da agroindústria do Biodiesel pode favorecer a redução do custo com a alimentação em ruminantes. No entanto, poucas são as informações sobre a utilização e a presença de fatores antinutricionais nestes subprodutos na literatura. Entre estes, encontra-se o Farelo de Crambe, planta oleaginosa da família Brassicaceae. Neste projeto será avaliada a substituição do Farelo de Soja pelo Farelo de Crambe em dietas de bovinos de corte, através do consumo, digestibilidade, desempenho animal, metabolismo ruminal do nitrogênio, taxa de passagem da fase sólida e da fase líquida e do efeito sobre os hormônios tireoideanos, este último devido a possível presença do fator antinutricional glicosinolato em níveis consideráveis no subproduto..
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 32/43
    INCLUSÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS EM DIETAS DE VACAS EM LACTAÇÃO: DESEMPENHO E QUALIDADE DO LEITE
    O uso de aditivos é um dos meios de se conseguir o controle sobre a flora ruminal e dentre as diversas alternativas, os óleos essenciais, compostos secundários de plantas, surgem com uma grande expectativa de uso por possuírem diversos princípios ativos dificultando um possível aparecimento de resistência bacteriana. Objetiva-se com o projeto em questão avaliar o consumo, digestibilidade de nutrientes, desempenho e a qualidade do leite de vacas de alta produção quando alimentadas com quatro níveis de um composto de óleos essenciais microencapsulados (0; 1,49; 2,98 e 4,47 g/animal/dia), em três períodos diferentes. O experimento será conduzido na fazenda Campo Alegre localizada no município de Ritápolis, MG, utilizando-se 20 vacas primíparas, tendo início no dia 26 de novembro de 2012 com duração de 60 dias divididos em três períodos de 20 dias. Será realizada análise de variância para todas as variáveis usando um modelo linear que contemplará os efeitos fixos de inclusão de níveis crescentes de óleo na dieta, período e suas interações e serão analisados também como medidas repetidas no tempo, considerando as correlações existentes entre as medidas tomadas no mesmo animal.
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 33/43
    INCREMENTO DA PRODUÇÃO DE CARNE OVINA NA REGIÃO DO VALE DO JEQUITINHONHA COM A UTILIZAÇÃO DE COPRODUTOS DA AGROINDÚSTRIA PROCESSADORA DE SUCOS NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL
    O fortalecimento da agroindústria processadora de sucos e polpa de frutas na região do Vale do Jequitinhonha e consequentemente o aumento na produção dos coprodutos oriundos dos processos de beneficiamento das frutas, traz em caráter de urgência a discussão sobre o destino de tais resíduos. Portanto, a avaliação dos coprodutos da agroindústria processadora de sucos na alimentação de ovinos caracteriza uma opção não somente quanto ao destino dos resíduos como também alternativa a alimentação animal. O crescimento da ovinocultura e a realidade atual de importações constantes da carne ovina pelo país tornam a ovinocultura uma atividade extramemente promissora, que sendo racionalmente bem explorada e conduzida em sintonia com aspectos ambientais, econômicos e sociais, é, sem duvida, uma excelente alternativa para o ecossistema predominante na região do norte de Minas, em especial ao Vale do Jequitinhonha. Os estudos quanto à utilização de resíduos de frutas na alimentação de ovinos ainda são incipientes, mas demonstram grande potencial, bastando estabelecer parâmetros fisiológicos e produtivos que dêem suporte a recomendações precisas quanto a sua utilização. Destaca-se também a relevância do aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos no projeto, a transferência de tecnologias entre instituições e a consolidação de uma linha e pesquisa com avaliação de alimentos para ruminantes na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Objetivos: Avaliar o valor nutricional e potencial econômico na utilização de coprodutos da agroindústria processadora de frutas da região do Vale do Jequitinhonha MG na alimentação de ovinos. 2.1. Objetivos específicos - Determinar a composição bromatológica dos subprodutos oriundos de agroindústria processadora de frutas para fabricação de sucos; - Determinar a degradabilidade da proteína bruta dos coprodutos; - Determinar o fracionamento da porção protéica e de carboidratos dos coprodutos; - Avaliar o consumo e dig.
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 34/43
    INFLUENCIA DO BEM ESTAR ANIMAL NA EFICIÊNCIA REPRODUTIVA DE BOVINOS
    Nas últimas décadas, houve expressivo avanço técnico científico no âmbito das biotecnias reprodutivas em animais sendo inegável a contribuição que têm dado ao desenvolvimento econômico e social das nações. Considerando a evolução da produtividade na pecuária nacional, associado às evoluções científicas e tecnológicas, várias biotecnologias ligadas à reprodução animal vêm sendo desenvolvidas e aprimoradas com o intuito de aumentar a eficiência reprodutiva, maximizando a produção de animais geneticamente superiores, visando o aproveitamento desse material genético para obtenção do maior número de descendentes em curto prazo. Para aumentar a eficiência reprodutiva dos rebanhos, as questões relativas ao bem-estar animal precisam ocupar lugar de destaque. Para se avaliar o bem-estar animal deve-se utilizar sempre uma combinação de indicadores que são medidas simples que reflete um problema complexo. Os temas relacionados à bioética são de análise complexa e geram debates interessantes modificando e ampliando o nível de consciência dos indivíduos envolvidos. A importância das discussões em bioética, devido ao seu caráter transdisciplinar é que a ciência não utilize indiscriminadamente as novas tecnologias logo que elas fossem viáveis, mas só depois de ter conhecimentos e a sabedoria suficientes para saber utilizá-las em benefício da humanidade e não em seu detrimento. Neste sentido a bioética permitiria à sociedade decidir sobre as tecnologias que lhe convém. No caso específico das biotécnicas reprodutivas, torna-se importante que os profissionais ligados à biologia da reprodução tenham conhecimentos de bioética a fim de adotarem uma conduta respeitosa e séria em relação aos animais e seres humanos, bem como, aos seus respectivos gametas e embriões. Existe na pecuária nacional, mesmo com os avanços obtidos, a necessidade de melhorar os índices reprodutivos do rebanho nacional utilizando essas técnicas já consolidadas, pois essas técnicas já tem sua comprovada eficác.
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 35/43
    LEVANTAMENTO FITOSSOCIOLÓGICO EM PASTO DEGRADADO ANTES E APÓS A IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA AGROSSILVIPASTORIL
    Este trabalho é proposto com o objetivo de efetuar o levantamento fitossociológico de um pasto de Brachiaria decumbens que vem sendo pastejado por bovinos de leite a mais de dez anos, sem estratégia de manejo definida, visando determinar sua composição florística e estádio de degradação, antes e após renovação pelo Sistema Agrossilvipastoril..
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 36/43
    PRODUTO ELABORADO COM MANTEIGA E AZEITE DE OLIVA
    A manteiga é um produto muito apreciado pelo consumidor, haja vista a vasta gama de produtos com sabor de manteiga disponível no mercado. Devido o seu alto teor de gordura saturada e colesterol, e também por haverem estudos que demonstram riscos à saúde do coração, o consumidor tem desenvolvido certa relutância ao utilizá-la, fazendo com que dêem preferência a produtos similares, porém funcionais. A presente pesquisa foi conduzida com o objetivo de se desenvolver e caracterizar um produto derivado da adição de azeite de oliva em manteiga obtida com leite bovino. Quantidades suficientes de manteiga foram obtidas em um laticínio, submetido ao sistema de inspeção federal. À manteiga foram incorporados 5%, 10%, 15% e 20% de azeite de oliva extra-virgem, sendo posteriormente embalada em embalagem de polietileno para análises no tempo inicial de fabricação e nos tempos 15, 30, 45 e 60 dias. A pesquisa foi conduzida em delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições. Procedeu-se à determinação da acidez titulável, índice de iodo, umidade, teor de gordura, firmeza, força de corte, resistência e colorimetria (L*a*b*). Houve efeito significativo (P<0,01) das diferentes proporções de azeite adicionado para a luminosidade (L*), componente vermelho-verde (a*), componente azul-amarelo (b*), tonalidade cromática (H) e a vivacidade da cor (C). Também foram significativos a acidez titulável, índice de iodo, umidade, firmeza, força de corte e insolúveis em éter. Houve diferença estatística nos diferentes tempos de estocagem para os parâmetros a*, L*, H, força de corte, resistência da sonda. Não foram significativos para o teor de gordura. Mesmo com a adição do azeite de oliva a manteiga, o produto resultante não teve seus parâmetros exigidos pela legislação de manteiga alterados. No entanto, houve queda na quantidade de gordura saturada devido à adição de óleo vegetal que constitui uma fonte de gordura insaturada. Esse aumento relativo da gordura insaturada fez com que houvesse o aumento do índice de iodo e melhora considerável na textura e espalhabilidade a 4ºC. Os teores de umidade, acidez e insolúveis em éter diminuíram com a adição de óleo. Os valores de L* aumentaram com o passar do tempo de estocagem, porém diminuiu com a adição de óleo. Os valores de a* decaem perante a adição de azeite de oliva, bem como o aumento de dias de estocagem. O b* apresentou resultados maiores com o aumento do teor de óleo. Os valores para croma apresentaram-se de forma crescente de acordo com o aumento da incorporação do azeite de oliva. Os valores encontrados para H diminuem de acordo com a adição de azeite. Mesmo com a adição do azeite de oliva a manteiga, o produto resultante não teve alterados os parâmetros exigidos pela legislação da manteiga.
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 37/43
    SELEÇÃO PARA PRODUÇÃO DE CARNE BOVINA COM REDUÇÃO DE EMISSÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA
    A gestão e a mitigação de gases de efeito estufa (GEE) provenientes da agricultura é uma preocupação crescente, uma vez que essas atividades podem vir a ser regulamentadas e taxadas com a adoção de metas de emissão de GEE. Oportunidades na manipulação nutricional e microbiológica para reduzir as emissões de metano entérico de animais têm sido amplamente analisadas, mas há pouca informação sobre as oportunidades de mitigação por meio de melhoramento genético animal. Fóruns recentes têm abordado o impacto potencial da genética animal na intensidade de emissão de cada animal. Há algumas evidências que a seleção de animais baseada no valor genético do consumo alimentar residual oferece um mecanismo definitivo para reduzir as emissões de metano entérico sem comprometer a produtividade animal. Neste contexto, existem oportunidades para melhoramento genético animal, mas muito pouco se sabe a respeito das técnicas envolvidas na obtenção desses fenótipos, da variabilidade fenotípica e genética das características e dos corretos objetivos de seleção. Para avançar o conhecimento nessas características em Bos indicus (a exemplo do que tem sido feito atualmente em Bos taurus ao redor do mundo) é essencial a formação de uma rede multidisciplinar para teste, uso, adequação ou desenvolvimento de diferentes técnicas para obtenção desses fenótipos da forma mais precisa e acurada possível, para posterior aplicação em populações maiores de bovinos de corte. O objetivo geral desse projeto é aumentar o conhecimento sobre a característica consumo alimentar residual em Bos indicus, com a finalidade de elucidar sua repetibilidade nas fases do ciclo de produção de bovinos de corte, recria em confinamento; recria em pastagem; terminação, e o efeito dessa característica sobre a variabilidade da emissão de metano entérico pelos animais. Esses conhecimentos serão essenciais para fomentar a sustentabilidade da cadeia de produção de carne através do melhoramento animal. Serão avaliados 24.
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 38/43
    SILAGEM DE CAPIM ELEFANTE (PENNISETUM PURPUREUM) ADICIONADA DE COPRODUTOS DA INDÚSTRIA DE EXTRAÇÃO DE POLPA DE FRUTAS NO VALE DO JEQUITINHONHA
    A fruticultura desempenha um importante papel na economia da região do Vale do Jequitinhonha. Agregar valor aos produtos e coprodutos desta atividade possibilita maior geração de renda aos produtores. Dessa forma a avaliação dos coprodutos da fruticultura na alimentação animal propiciará a melhora na qualidade dos alimentos fornecidos aos animais, gerando tecnologia que poderá ser agregada a fruticultura. Neste projeto será avaliado a inclusão de coprodutos da indústria de extração de polpa de frutas na silagem de Capim-Elefante e seu efeito na composição bromatologica, qualidade e fermentação ruminal..
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 39/43
    UMA ABORDAGEM INTEGRADA PARA AVALIAR O RESÍDUO DA PRÉ-LIMPEZA DE MILHO COMO ALIMENTO PARA RUMINANTES
    Resíduos da agricultura e da agroindústria têm sido estudados e utilizados na alimentação de bovinos. Esses estudos têm privilegiado alimentos com maior concentração de nutrientes devido à maior atratividade em função do menor custo por unidade de nutriente. Entretanto, com o aumento no custo da produção de volumoso, concorrência pelo uso da terra com outras atividades e pressão pela racionalização da destinação de resíduos da agricultura, as pesquisas devem ser norteadas no sentido de viabilizar a utilização de resíduos com menor concentração de nutrientes na dieta de animais ruminantes. Neste contexto, o resíduo da pré-limpeza do milho, que têm por objetivo reduzir o teor de impurezas, fragmentos do próprio produto e de matérias estranhas, detritos vegetais, sementes da vegetação nativa, torrões de terra, existentes na massa de grãos, a nível satisfatório para fins de armazenamento ou comercialização do produto, pode ser uma opção viável economicamente na alimentação de ruminantes, pois teoricamente seria um produto descartável com potencial de utilização na alimentação animal. Porém, para avaliação da utilização de um alimento volumoso em dietas para ruminantes, além do conhecimento da composição química, deve-se estudar a cinética de trânsito e de degradação da fibra, bem como, as frações de carboidratos desse alimento. Dados de desempenho animal, com a avaliação econômica, também são úteis para validação da utilização desse alimento. Assim, objetiva-se com este trabalho estudar o resíduo da pré-limpeza do milho, como alimento em dietas de ruminantes. A proposta visa o desenvolvimento de formas viáveis para destinar esse resíduo, com diminuição do impacto da agricultura sobre o ambiente, diminuição dos custos e consequente aumento na rentabilidade da pecuária..
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 40/43
    UREIA DE LIBERAÇÃO LENTA EM DIETAS DE VACAS MESTIÇAS EM LACTAÇÃO
    Objetivou-se, com este projeto, avaliar o desempenho de vacas F1 (Holandês x Zebu) em lactação, em função de diferentes níveis de substituição do farelo de soja por nitrogênio não proteico equivalente proteína, oriundo de ureia de liberação lenta (ULL). Foram utilizadas oito vacas F1 (Holandês x Zebu) no terço inicial de lactação, com produção média de 12,7 kg (± 3,1 kg) de leite/dia e 552 kg (± 30 kg) de peso vivo. O delineamento experimental foi composto de dois quadrados latinos simultâneos 4x4, de acordo com os seguintes tratamentos: Controle (100% de farelo de soja e 0% de ULL), 34ULL (66% de farelo de soja e 34% de ULL), 66ULL (34% de farelo de soja e 66% de ULL) e 100ULL (0% de farelo de soja e 100% de ULL). O volumoso fornecido, juntamente ao concentrado, foi silagem de sorgo. Amostras das dietas e das sobras foram coletadas para análises bromatológicas. Foram mensurados os consumos de matéria seca (CMS), de proteína bruta (CPB) e de fibra em detergente neutro (CFDN). Os consumos também foram expressos em função do peso corporal (CMSPC, CPBPC e CFDNPC) e do peso metabólico (CMSPM, CPBPM e CFDNPM). A eficiência alimentar (EA) e a conversão alimentar (CA) também foram calculadas. As digestibilidades aparentes da matéria seca (DAMS), da proteína bruta (DAPB) e da fibra em detergente neutro (DAFDN) foram avaliadas utilizando o óxido crômico como marcador externo. A produção de leite foi mensurada e sua composição analisada. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância, através do programa estatístico SAEG, adotando-se o nível de 5% de probabilidade. Nenhuma variável de consumo apresentou diferença significativa (P>0,05) entre tratamentos, sendo que as médias de CMS, CPB e CFDN foram 18,35 kg/dia, 2,62 kg/dia e 5,85 kg/dia, respectivamente. Já as médias de CMSPC, CMSPM, CPBPC, CPBPM, CFDNPC e CFDNPM foram 3,39 %, 163,61 g/kg de PC0,75, 0,48 %, 23,35 g/kg de PC0,75, 1,08 % e 52,19 g/kg de PC0,75, respectivamente. A eficiência alimentar apresentou média de 0,72 kg leite/kg CMS e a conversão alimentar média foi 1,44 kg CMS/kg leite e não foram observadas diferenças significativas (P>0,05) entre tratamentos para ambas variáveis. Os resultados de digestibilidade aparente também não apresentaram diferenças (P>0,05) entre tratamentos, sendo que as médias observadas para a DAMS, DAPB e DAFDN foram 58,16 %, 58,64 % e 36,21 %, respectivamente. A produção e composição do leite foram semelhantes (P>0,05) entre tratamentos. A média de produção de leite corrigida para 4% de gordura foi 13,39 kg/animal/dia e as médias dos teores de gordura, proteína, extrato seco total e extrato seco desengordurado foram 3,78 %, 3,23 %, 12,79 % e 9,00 %, respectivamente. As variáveis de consumo, de digestibilidade, de produção e de composição do leite não são alteradas em função da substituição da proteína da soja pela ureia de liberação lenta.
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 41/43
    UTILIZAÇÃO DE RESÍDUO DE PEQUI NA ALIMENTAÇÃO DE OVINOS
    Uma das possíveis formas para incrementar a ovinocultura de corte seria o uso dos subprodutos agrícolas e agroindustriais que por sua vez precisam ser analisados e posteriormente testados como alimentos para os animais. Objetiva-se com este trabalho avaliar o valor nutricional e potencial produtivo e econômico de ovinos de corte alimentados com níveis crescentes de resíduo de pequi em substituição à silagem de milho em sistema de confinamento. O valor nutritivo será obtido por meio das análises de matéria seca (MS), compostos nitrogenados (N), matéria mineral (MM), proteína bruta (PB) e extrato etéreo (EE), conforme AOAC (1999). As análises de fibra em detergentes neutro (FDN) e ácido (FDA) serão feitas em autoclave, conforme Pell e Schofield (1993), e lignina em ácido sulfúrico, segundo método descrito por Goering e Van Soest (1970). Os teores dos compostos nitrogenados insolúveis nos detergentes neutro (NIDN) e ácido (NIDA) serão determinados conforme Licitra et al. (1996). A síntese de proteína microbiana e parâmetros ruminais serão avaliados em função da inclusão de diferentes níveis de resíduo de pequi (0, 15, 30,45, 60%) em substituição parcial a silagem de milho, durante o período experimental os animais receberão dietas contendo 50% volumoso e 50% de ração concentrada, sendo as dietas isoenergéticas e isoproteicas (ajuste com ureia). Onde serão utilizados 5 animais fistulados distribuídos em delineamento de quadrado latino. O experimento será composto por cinco períodos de 14 dias, sendo 7 dias de adaptação e 7 dias de coletas de dados, totalizando 70 dias. O desempenho, consumo e digestibilidade será avaliado por meio do confinamento de 25 ovinos machos não-castrados mestiços Santa Inês, com peso corporal médio de 15 kg, distribuídos em um delineamento em blocos casualizado, em esquema fatorial 5 x 5. O período experimental terá duração de 94 dias sendo 10 dias de adaptação e três períodos de 28 dias para coleta de dados, submetidos aos tratamentos supracit.
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 42/43
    UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS DE FRUTAS EM DIETAS DE OVINOS EM CONFINAMENTO
    Este projeto foi conduzido com o objetivo de se avaliar a utilização dos resíduos de abacaxi (Ananas comosus L.), banana (Musa sp.), manga (Mangifera indica) e maracujá (Passiflora ssp.), na alimentação de ovinos confinados e abatidos aos 32 quilos de peso vivo. Foram utilizados vinte e cinco ovinos mestiços Santa Inês. O período experimental foi de 94 dias, sendo 10 dias de adaptação. As dietas tiveram uma relação de 40:60 e foram isoprotéicas e isoenergéticas. Os tratamentos foram constituídos pela substituição de 75% da silagem de sorgo por resíduos das frutas, sendo o tratamento controle composto apenas por silagem de sorgo. Avaliou-se o consumo, desempenho e durante o 30° ao 34° dia experimental, foi realizado coleta total de fezes, com a utilização de bolsas coletoras, a fim de avaliar a digestibilidade. As rações fornecidas, sobras e fezes foram amostradas para análises. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado. As médias foram comparadas usando teste de Tukey, com nível de probabilidade de 5%. Não houve efeito de dietas sobre o desempenho animal, medidas corporais, rendimentos de carcaça e cortes, e qualidade de carne de cordeiros confinados. A inclusão dos resíduos de banana e manga reduziu o consumo da fibra em detergente neutro, corrigida para cinza e proteína, em porcentagem do peso vivo (P<0,05). A digestibilidade da fibra em detergente neutro, corrigida para cinza e proteína, foi inferior para os tratamentos com maracujá (28,89%) e manga (36,33%), comparados ao controle (53,54%). A baixa digestibilidade da fibra em detergente neutro, corrigida para cinza e proteína, encontrada no presente estudo, pode ser justificada pelas diferentes composições desta fração nos resíduos e por ser, em grande parte, composta pela fibra do concentrado, adicionado à dieta (60% da matéria seca consumida). Assim que os animais atingiam 32 kg, imediatamente antes do abate, avaliaram-se as medidas biométricas. O abate foi conduzido em sala de abate, à medida que os animais atingiam 32 kg de peso vivo, pós-jejum sólido de 16 horas. Avaliaram-se, então, as medidas morfométricas, características quantitativas: peso e rendimento da carcaça quente, carcaça fria, meia-carcaça e rendimentos de pescoço, paleta, pernil, costela e lombo; características qualitativas dos cortes cárneos: pH, capacidade de retenção de água, perda por cocção e maciez e medidas corporais. As médias foram comparadas usando teste de Tukey, com nível de probabilidade de 5%. Não houve efeito significativo (P>0,05) das dietas sobre medidas corporais, rendimentos de carcaça e cortes e características da carne de cordeiros confinados. Assim, a utilização dos resíduos industriais na alimentação de cordeiros em sistema de confinamento apresentou se como uma alternativa viável, já que a utilização dos resíduos de abacaxi, banana, manga e maracujá ao nível de 75% de substituição na matéria seca, à silagem de sorgo,os produtos não afetaram significativamente as variáveis analisadas.
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link
  • Projeto de pesquisa associado 43/43
    UTILIZAÇÃO DO FARELO DE CRAMBE NA ALIMENTAÇÃO DE FRANGOS DE CORTE
    O objetivo deste trabalho será avaliar o uso do farelo de crambe na alimentação de frangos de corte. Serão utilizados 900 pintos machos, com sete dias de idade, distribuídos em DIC, com 6 tratamentos, 5 repetições e 30 aves por parcela. Os tratamentos consistirão de uma ração sem farelo de crambe e os demais, pela substituição da proteína do farelo de soja pela proteína do farelo de crambe nos níveis de 6, 9, 12 e 15 e 18%. As fases experimentais serão divididas em: inicial (sete aos 21 dias) e crescimento (22 ao 42 dias de idade). As rações experimentais atenderão às exigências nutricionais dos frangos, de desempenho médio, em todos os nutrientes, conforme Rostagno et al. (2011). As rações serão isoaminoacídicas para metionina + cistina, lisina e treonina digestível. As variáveis de desempenho avaliadas serão: consumo de ração, ganho em peso, conversão alimentar, consumo de proteína e viabilidade econômica. Aos 42 dias de idade, serão abatidas 2 aves por parcela por deslocamento cervical, para avaliação do rendimento da carcaça e cortes, serão retiradas as vísceras das aves, realizando em seguida nova pesagem, e pesados individualmente os cortes de peito e coxa+sobre coxa. Para a determinação dos níveis ótimos de inclusão do farelo de crambe serão utilizado o modelo quadrático e para a comparação dos resultados obtidos entre a ração testemunha com cada um dos níveis de substituição..
  • Natureza: Pesquisa
  • Ver o link