- UFVJM
- Rod. MGT 367, km 583, 5000, Campus JK, ALTO DA JACUBA, Diamantina / MG, Diamantina / MG - CEP: 39.100-000
- ppgcn@ufvjm.edu.br
- 38 3532-1200 - Ramal: 6926
- 38 3532-1200 - Ramal: 8826
Disciplina
NUT501 | EPISTEMOLOGIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Créditos: 3 | Créditos computáveis
Obrigatoriedade: Disciplina obrigatória
Periodicidade [período(s) de oferta]: 1
Desde 26/08/2019
Conceitos de ciência e seu desenvolvimento histórico. A importância das teorias no desenvolvimento das ciências, conceito de paradigma e pseudociências. Etapas do projeto de pesquisa. Construção de hipóteses. Tipos e métodos de pesquisa quanto: à natureza, aos objetivos, aos procedimentos, às técnicas e instrumentos para coleta e análise de dados e informações.
1. Kuhn, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 10. ed. São Paulo: Editora Perspectiva S.A, 2011.
2. Lakatos, E.M.; Marconi, M.A. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7.ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2007. 225p.
3. Prado, Shirley Donizete, Bosi, Maria Lucia Magalhães, Carvalho, Maria Claudia Veiga Soares de, Gugelmin, Silvia Ângela, Mattos, Ruben Araújo de, Camargo Junior, Kenneth Rochel, Klotz, Juliana, Delmaschio, Karen Levy, & Martins, Myriam de Lima Ramagem. (2011). Alimentação e nutrição como campo científico autônomo no Brasil: conceitos, domínios e projetos políticos. Revista de Nutrição, 24(6), 927-938.
4. Teixeira, E. . As três metodologias acadêmicas, da ciência e da pesquisa. 8ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
5- Turato, E.R. Tratado da Metodologia da Pesquisa Clínico-qualitativa. Construção Teórico-epistemológica, Discussão Comparada e Aplicação nas Áreas da úde e Humanas. 6ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
6- Popper, K.R. Conjecturas e Refutações (O Progresso do Conhecimento Científico). Brasília: Editora da UnB. 1980.
5. 7- Bós, A. J.G. Epi Info® sem mistérios: um manual prático [recurso eletrônico] / Ângelo José Gonçalves Bós. – Dados eletrônicos – Porto Alegre : EDIPUCRS, 2012.
Nenhuma turma associada