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PPGCN
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição
universidade-federal-dos-vales-do-jequitinhonha-e-mucuri

Desenvolvimento de um instrumento de avaliação da implantação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nos municípios

Discente de Mestrado
Munik Mariana do RN da Cruz

Titulado(a)
Defesa
Data: 30/08/2023
Horário: 14:00
Local: Plataforma virtual Google Meet - videoconferência on-line
Status: Aprovada
Resumo
O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento e a validação de um instrumento para avaliação do grau de implantação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nos municípios. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e de desenvolvimento metodológico. A representação do PNAE foi feita mediante a elaboração do Modelo Lógico, o qual corresponde à descrição da teoria de funcionamento de uma intervenção. No modelo lógico foram resumidos os objetivos/diretrizes, estruturas e processos necessários para a execução do PNAE, e partir dele foram elaboradas as questões da Matriz de Análise e Julgamento. O modelo lógico e a matriz foram validados por meio da técnica Delphi, que é uma técnica de consenso na qual especialistas no tema em estudo participam de forma individual e anônima. Os especialistas analisaram e pontuaram quanto à pertinência e a relevância dos itens apresentados. Para obtenção do consenso, foi definido o percentual de 80% de concordância entre os avaliadores, tanto para permanência quanto para retirada ou alteração das questões. Foram realizadas duas rodadas e o processo contou com a atuação de dezoito especialistas de diferentes regiões do país. Os objetivos propostos foram atingidos; foi apresentado o processo de construção e validação da metodologia de avaliação desenvolvida. Os resultados consistem no modelo lógico e na Matriz de Análise e Julgamento do PNAE, a qual pode ser utilizada como base para avaliação da implantação do PNAE nos municípios. A fim de compreender e propor meios para aprimoramento da execução, estudos avaliativos sobre o programa são fundamentais.
Palavras-chave
alimentação escolar; programas e políticas de alimentação e nutrição; avaliação de programas e instrumentos de pesquisa; estudo de
Abstract
The objective of this work was the development and validation of an instrument to evaluate the level of implementation of the National School Feeding Program (PNAE) in the municipalities. This is an exploratory, descriptive and methodological development study. The representation of the PNAE was done through the elaboration of the Logical Model, which corresponds to the description of the theory of operation of an intervention. In the logical model, the objectives/guidelines, structures and processes necessary for the execution of the PNAE were summarized, and from it the questions of the Matrix of Analysis and Judgment were elaborated. The logical model and the matrix were validated using the Delphi technique, which is a consensus technique in which experts on the topic under study participate individually and anonymously. The experts analyzed and scored the pertinence and relevance of the items presented. To obtain consensus, the percentage of 80% agreement between the evaluators was defined, both for permanence and for removal or alteration of the questions. Two rounds were held and the process had the participation of eighteen specialists from different regions of the country. The proposed objectives were achieved; the process of construction and validation of the developed evaluation methodology was presented. The results consist of the logical model and the PNAE Analysis and Judgment Matrix, which can be used as a basis for evaluating the implementation of the PNAE in municipalities. In order to understand and propose ways to improve execution, evaluative studies on the program are essential.
Keywords
school feeding; nutrition programs and policies; evaluation of research programs and tools; validation study; Delphi technique
Banca: 3 integrantes
romero-alves-teixeira
Presidente
Romero Alves Teixeira
Participante interno
MARIANA DE SOUZA MACEDO
fabio-tadeu-lourenco-guimaraes
Participante externo
FÁBIO TADEU LOURENÇO GUIMARÃES