ppgcn-programa-de-pos-graduacao-em-ciencias-da-nutricao
PPGCN
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição
universidade-federal-dos-vales-do-jequitinhonha-e-mucuri

Projeto
P4 - Avaliação Química e efeitos da farinha de Ora-pro-nóbis (PERESKIA ACULEATA) em ratos submetidos a dieta Hiperlipídica.

Natureza: Pesquisa
Linha de pesquisa: NUTRIÇÃO BÁSICA E APLICADA
Desde 11/08/2021
Descrição

O objetivo desse trabalho será avaliar o efeito da farinha de ora-pro-nóbis em ratos Wistar tratados com dieta hiperlipídica (banha de porco 40% p/p) sobre os parâmetros nutricionais, metabólicos e comportamentais. Serão utilizados 48 ratos machos da linhagem Wistar (Rattus novergicus) provenientes do LabNutrex, com 21 dias de idade (recém desmamados) mantidos individualmente em caixas de polipropileno (41 x 34 x 16 cm) contendo maravalha autoclavada. Os animais serão aleatoriamente distribuídos em 4 grupos: Controle (C) – ração comercial (Nuvilab®) durante 126 dias de experimentação (n = 12); Obeso (O) – ração comercial (Nuvilab®) acrescida de 40% de banha de porco (Sadia®) nos primeiros 63 dias e ração comercial (Nuvilab®) nos demais 49 dias (n = 12); Farinha Ora- pro-nóbis (CFO) - ração comercial (Nuvilab®) nos primeiros 49 dias e ração comercial (Nuvilab®) acrescida de 30% (p/p) de farinha de ora-pro-nóbis nos demais 49 dias (n = 12); Obesidade de farinha Ora-pro-nóbis (OFO) - ração comercial (Nuvilab®) acrescida de 40% de banha de porco (Sadia ®) nos primeiros 63 dias e ração comercial (Nuvilab®) acrescida de 30% (p/p) de farinha de ora-pro-nóbis nos demais 63 dias nos demais 63 dias (n = 12). Todos os animais receberão ração e água ad libitum. As dietas serão pesadas diariamente para verificação da ingestão alimentar e calórica e os animais serão pesados individualmente uma vez por semana. Após 98 dias de tratamento (126º-133º dia) serão realizados os testes comportamentais de ansiedade (labirinto em cruz elevado e transição claro- escuro), locomoção/exploração (campo aberto) e memória (reconhecimento de objetos tridimensionais).



Na última pesagem dos animais (103o dia), a maravalha será trocada e 24 horas após, as fezes serão coletadas, na própria caixa com o auxílio de uma pinça, para avaliação bioquímica (colesterol total, triacil glicerol e lipídios). No 133 dia os animais serão colocados em jejum de 12 horas, para no dia seguinte serem anestesiados (quetamina 40mg.kg-1 + xilazina 10mg.kg-1) e eutanasiados por exsanguinação. Neste momento será retirado sangue (no mínimo 2ml) do coração para dosagens bioquímicas (triacilglicerol; glicose; colesterol total, HDL-c, LDL-c e VLDL-c) a partir do soro sanguíneo. Serão retirados os órgãos (baço, coração, fígado, rins, suprarrenais e testículos) e tecido adiposo abdominal (epididimário, mesentérico, retroperitoneal e visceral) que após a limpeza serão secados e pesados em balança analítica. Os fígados serão destinados para avaliações bioquímicas (teor de lipídios, colesterol total e triacil glicerol). Será retirada a pata traseira direita para determinação do comprimento da tíbia e do fêmur e teor de minerais totais, fósforo e cálcio. Antes da retirada dos órgãos/gordura/pata o animal será medido (ponta do focinho até a base da cauda) com auxílio de fita métrica para determinação do comprimento corporal e cálculo do índice de massa corporal (IMC). Os dados serão submetidos à Análise de Variância (ANOVA) seguido do teste de Newman-Keuls, quando apropriado (p < 0,05).