ppgcn-programa-de-pos-graduacao-em-ciencias-da-nutricao
PPGCN
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição
universidade-federal-dos-vales-do-jequitinhonha-e-mucuri

Projeto
P7 - Co-ocorrência de síndrome metabólica e depressão em adultos e fatores associados: um estudo com participantes da CUME

Natureza: Pesquisa
Linha de pesquisa: NUTRIÇÃO E SAÚDE COLETIVA
Desde 01/04/2023
Descrição
A Síndrome Metabólica (SM) representa um grupamento de fatores de risco para doenças cardiovasculares e aterosclerose. Este problema tem sido associado com ingestão excessiva de alimentos e inatividade física, e tem se constituindo um dos maiores desafios para a saúde pública. Por outro lado, a depressão é também um problema muito prevalente na atualidade, e ambos os problemas tem sido identificados ocorrer de forma concomitante. Considerando esses aspectos este estudo tem como objetivo avaliar a co-ocorrência da síndrome metabólica e depressão em adultos e fatores associados em participantes da CUME. Trata-se de um estudo transversal aninhado numa coorte de adultos egressos das universidades públicas mineiras UFMG, UFV, UFOP, UFLA, UFJF, UNIFAL e UFVJM os quais fazem parte do projeto CUME. As variáveis de exposição que serão adotadas neste estudo são variáveis consideradas protetivas e de risco para esses desfechos: prática de exercícios físico, idade, sexo, situação marital, número de filhos, presença de doenças: obesidade, hipertensão, diabetes mellitus, dislipidemia e consumo alimentar segundo nível de processamento de alimentos. Para análise dos fatores associado à co-ocorrência da síndrome metabólica e depressão será utilizado análise de regressão logística. As variáveis que mostrarem valor p < 0,2, na análise bivariada, serão incluídas na análise multivariada. As variáveis que apresentarem valor de p < 0,05 na multivariada será considerada associada a esses desfechos. O banco de dados está construído no Stata. Para estas análises será utilizado o programa estatístico SPSS versão 19.0. Espera-se que este estudo aninhado em uma coorte de seguimento possa contribuir com estudos nacionais relativos a informações de vigilância epidemiológica para as DCNT, os quais são centrados no monitoramento de morbimortalidades e de seus fatores de risco como.

 

Palavras-chaves: Depressão. Síndrome metabólica. Exercícios Físico. Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Estudo transversal. Fatores de risco.